As melhores maneiras de aplicar um relaxante em cabelos grossos

Escrito por therese rochon | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de aplicar um relaxante em cabelos grossos
Os cabelos grossos podem ser domados com o uso de relaxantes ou permanentes capilares (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Para arrumar e domar seus cabelos, muitas mulheres de descendência africana usam relaxantes ou permanentes capilares. Ao contrário de outros métodos de alisamento, os relaxantes alteram permanentemente a estrutura do cabelo quebrando as ligações dissulfeto que dão ao cabelo ondulações, de acordo com o livro de Nicole Elizabeth Smith, "Healthy Black Hair". Embora os relaxantes sejam geralmente seguros, existem medidas importantes a tomar antes, durante e depois dos permanentes.

Outras pessoas estão lendo

Informações sobre relaxantes

Existem dois tipos de permanentes: ondulados permanentes e alisamentos permanentes. Os alisamentos permanentes também são conhecidos como relaxantes, uma vez que relaxam o padrão da onda apertada do cabelo com textura afro. Tanto o hidróxido de sódio (soda cáustica) como o hidróxido de cálcio são os principais ingredientes dos relaxantes. Embora a maioria das pessoas que usam relaxantes sejam de descendência africana, qualquer pessoa com cabelo grosso pode usá-los. Uma vez que o cabelo está relaxado, a única maneira de voltar para a textura capilar original é cortando-o e aguardando o crescimento do cabelo novo.

Prevenindo ferimentos

Os relaxantes são feitos de produtos químicos e podem causar sérios danos ao seu cabelo, couro cabeludo e na pele, caso não sejam aplicados corretamente. A melhor maneira de evitar acidentes é usando tratamento ou pré-relaxantes à base de óleo que os kits de relaxamento contêm. Produtos à base de óleo são soluções gordurosas que protegem a pele e o couro cabeludo. O óleo funciona como uma barreira entre a pele e o couro cabeludo e os produtos químicos cáusticos do relaxante. Ao contrário dos tratamento à base de óleo, os tratamentos pré-relaxantes protegem e condicionam o cabelo.

Conseguindo um bom permanente

Para obter os melhores resultados a partir de um permanente, primeiro decida se deseja usar um relaxante com ou sem lixívia. Os relaxantes com lixívia são suaves e ressecam menos o cabelo, enquanto os relaxantes sem lixívia são mais suaves no couro cabeludo. As mulheres que têm couro cabeludo sensível devem usar relaxantes sem lixívia, enquanto as que possuem couro cabeludo normais devem considerar relaxantes que contêm a substância. É melhor ter um profissional de permanentes para seu cabelo, mas, se você pretende fazê-lo sozinha, use relaxantes para crianças, visto que são menos propensos a queimar o cabelo.

Evitando o ressecamento

O cabelo grosso é naturalmente ressecado, pois não possui oleosidade natural. As permanentes mais ressecadas em cabelos grossos os tornam mais propensos a quebra e ressecamento. Para prevenir o ressecamento, enquanto relaxa o cabelo grosso, adicione uma a duas colheres de sopa de azeite de oliva no relaxante. Depois de remover o relaxante com um xampu neutralizante, use um condicionador profundo.

Mantendo os resultados

Depois de ter aplicado um relaxante, o novo cabelo começará a crescer dentro de semanas. O novo crescimento será em sua textura natural, e você deve corrigi-lo para manter o seu novo visual. Aplique relaxantes sobre o novo cabelo crescido a cada oito a doze semanas, mas não se esqueça que o relaxante só atinge o novo crescimento. Repetir processo mais cedo do que de oito a doze semanas enfraquecerá o cabelo.

Alternativas aos relaxantes

Permanentes não são a única forma de arrumar ou domar cabelos grossos. Algumas alternativas populares incluem alisar o cabelo com um pente de cabelo quente ou passar a prancha alisadora. Se você decidir por alisar o cabelo, utilize um pente quente eletrônico em vez de um pente quente convencional, pois é mais fácil controlar o calor em pentes quentes eletrônicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível