×
Loading ...

As melhores maneiras de aplicar strass em tecido

Atualizado em 17 abril, 2017

O strass adiciona brilho a roupas e acessórios, e é útil para personalizar itens através da criação de letras ou desenhos especiais. A aplicação de pedrinhas de strass à mão é um processo relativamente simples, com várias opções. Ao decidir como aplicar strass, considere o seu nível de habilidade, bem como a utilização prevista para a peça; os itens com strass colado são mais delicados, por isso opte por outros métodos para aumentar a durabilidade.

O strass acrescenta brilho a qualquer peça onde você os colocar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Colando

O método mais simples para aplicar o strass no tecido é com cola, mas é também o modo menos durável. Use cola para acessórios como cintos e chapéus ou roupas que receberão um desgaste suave e podem ser, se necessário, lavadas à mão. A lavagem a seco deve ser evitada, uma vez que pode deixar a cola amarelada. Certifique-se de usar uma cola de artesanato para tecido que seja segura para aplicação em strass — a cola quente e outros tipos podem danificar o revestimento protetor do espelho de strass e causar descoloração. Para aplicar o strass, pingue uma pequena quantidade de cola no tecido onde você quer colocar a pedra. Garanta que a quantidade de cola seja apenas o suficiente para se estender um pouco além da borda da pedra quando você pressioná-la para baixo no tecido. As bordas da pedra devem ficar cercadas de cola ou ela cairá. Segure a pedra com uma pinça e pressione-a sobre a cola. Deixe-a secar por 24 horas antes de usar.

Loading...

Fixação com calor

Algumas pedras de strass possuem cola sensível ao calor na parte traseira que, quando aquecida, se funde com as fibras do tecido para criar uma ligação forte. Tal como acontece com outros métodos de cola, o melhor é usar essa técnica em itens que receberão um desgaste suave e possam ser lavados à mão, ou que não precisem ser lavados

Para prender esse tipo de strass no tecido, coloque-o no local onde pretende fixá-lo. Coloque um pano fino sobre o strass e pressione com um ferro quente para passar um pouco de calor para a peça. Segure o ferro lá até que a cola derreta, por cerca de 45 segundos a um minuto. Deixe o item descansar por pelo menos 20 minutos para que a cola esfrie completamente antes de usá-lo.

Costurando

Costurar o strass no tecido é um método mais durável, mas consome muito mais tempo do que se você usar cola. Outra vantagem de costurar as pedras é que elas podem ser reutilizadas simplesmente cortando a linha, o que não provoca danos à pedra. Para costurar o strass no tecido, você deve comprar as pedras que tenham buracos especiais para este fim. Passe uma linha pelo buraco e prenda o strass firmemente no tecido, amarrando com nós na parte de baixo para segurá-lo no lugar.

Prendedores de metal

Para prender as pedras de forma mais duradoura, alguns ganchinhos de metal podem ser dobrados para prender o strass firmemente no tecido. A maioria deles requer ferramentas de fixação de metais especiais disponíveis em lojas de artesanato. Há dois tipos de gancho: os que são empurrados pelo avesso do tecido e dobrados sobre a pedra na parte da frente, ou os que são colocados sobre a pedra na frente do tecido e empurrados para a parte traseira, onde são prensados ​​com firmeza no lugar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...