As melhores maneiras de fazer seu cabelo crescer

Escrito por andy pasquesi | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de fazer seu cabelo crescer
Saiba como manter seu cabelo crescendo da melhor maneira (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Fazer com que seu cabelo cresça pode abrir um mundo de possibilidades de estilos e lhe proporcionar um jeito barato e eficaz de reinventar sua imagem. O único problema é que, em média, o cabelo cresce a uma taxa de de 1,30 centímetros por mês, obrigando-a a lidar com meses de potenciais transições embaraçosas de estilos de cabelo. Infelizmente, não há atualmente nenhuma maneira (prescrita ou não) para fazer os folículos capilares desenvolverem cabelo em um ritmo mais rápido. Dito isto, existem muitas estratégias úteis para garantir que o seu cabelo continue crescendo na maior taxa natural possível.

Outras pessoas estão lendo

Pontas duplas: Inimigo nº 1 do crescimento de cabelo

Cada fio de cabelo é basicamente um cordão longo de proteínas rodeadospor uma camada especial de células secas chamada "cutícula". A cutícula protege a estrutura de proteínas internas do fio de cabelo, define sua cor e determina em grande parte o seu volume e elasticidade. Uma ponta dupla (lit. tricoptilose) ocorre quando o calor, desidratação, substâncias químicas ou desgaste físico destroem a camada de cutícula do cabelo, expondo as camadas interiores aos elementos. Como resultado direto desta perda da cutícula, o cabelo assume um aspecto embaraçado e uma textura crespa, além de perder seu brilho natural. Quando essa perda ocorre nas extremidades do cabelo, o núcleo de proteínas do fio será dividido em dois (daí o termo "pontas duplas").

Uma vez destruída, a cutícula não pode ser substituída – as pontas duplas devem ser cortadas. Você terá, portanto, duas missões: reduzir o comportamento e as condições que destroem a cutícula, e retirar as pontas duplas antes que o dano se espalhe ainda mais pelo fio.

Diminue o calor

Se você usa secador de cabelo, evite usá-lo em altas temperaturas. Mesmo se o secador estiver no "baixo" ou "médio", mantenha-o, pelo menos, à 10 centímetros de distância de seu cabelo. Chapinhas e babyliss são igualmente destrutivos para a cutícula do cabelo, então, evite-os se possível.

Compre um xampu mais caro (ou apenas use menos xampu)

Xampu (em oposição ao condicionador) é projetado para "limpar" a gordura e sujeira de seu cabelo. Mas, se você usá-lo muito, ele pode drenar os óleos essenciais e umidade do cabelo, fazendo com que a cutícula descame. Por exemplo, imagine-se lavando seu rosto com sabão em barra e água todos os dias sem usar hidratante; sua pele rapidamente se tornaria seca, escamosa e irritada. O mesmo vale para o cabelo.

Provavelmente você nunca ouviu falar da maioria dos ingredientes "premium" de um xampu caro, apesar de serem realmente menos danosos para a cutícula do cabelo. Se você não pode pagar por esses produtos de primeira linha, simplesmente use o xampu dia sim, dia não. Se você realmente precisar usar xampu todos os dias (por exemplo: atletas ativos, pessoas que trabalham em local com cheiro forte, etc), não se esqueça de adicionar um produto de limpeza suave para enxaguar o xampu, além ter bastante condicionador disponível para as pontas de seu cabelo.

Condicione as pontas

A maioria dos condicionadores trabalha revestindo o fio de cabelo com uma fina camada de silicone, dando-lhe uma aparência lustrosa e preservando a cor da cutícula por baixo. O problema é que, uma vez seco, o silicone só sai se você usar um xampu de sulfato, que é muito forte e danoso para a cutícula. Depois de meses ou anos de aplicação de condicionadores, seu cabelo completamente revestido vai começar a agir de forma estranha (por exemplo, ficar embaraçado, apresentar um reflexo estranho, etc.). Condicionando apenas as pontas, você estará protegendo a parte de seu cabelo mais propensa à danos com uma barreira de silicone.

Ache um pente suave

Em primeiro lugar, nunca penteie um cabelo molhado; a água é naturalmente aderente e bastante densa, exigindo mais força para pentear. Quanto ao próprio pente, certifique-se de que os dentes são largos e distantes. Além disso, não use um pente onde os dentes/cerdas estejam ligados rigidamente à base; uma base flexível permite que os dentes cedam um pouco, poupando o seu cabelo de uma tensão danosa.

Prenda-o alto

A maioria das pontas duplas, de cabelos com um comprimento um pouco acima dos ombros, vêm de contato físico tais como o atrito com roupas, apoios de cabeça, mãos ociosas e vento forte. Se você está pensando em deixar seu cabelo excepcionalmente longo, considere um estilo de transição, como por exemplo, um coque ou penteados altos similares, não deixando que as pontas duplas retardem seu progresso.

Apare seu cabelo à cada 6 ou 8 semanas

Ao cortar as pontas duplas enquanto ainda estão pequenas, você estará aumentando o crescimento de seu cabelo. Quanto mais tempo a ponta dupla passa sem ser cortada, mais ela cresce, arruinando centímetros de comprimento no processo. Parece loucura, mas considere o seguinte: deixe o seu cabelo crescer desordenadamente por 12 meses, aumentado-o em 15 centímetros. Quando você for ao cabeleireiro para arrumar seu cabelo para um grande evento, peça para que o cabeleireiro corte 5 centímetros de cabelos crespos, danificados e sem brilho. Se você aparar seu cabelo a cada dois meses, deverá perder apenas 2,5 centímetros até o final da ponta dupla.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível