×
Loading ...

As melhores maneiras de se criar uma árvore genealógica

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar uma árvore genealógica pode ser uma bela maneira de identificar toda sua família e uma forma significativa de ensinar aos filhos quem é quem na linhagem familiar. Dependendo do tipo de árvore genealógica que se deseja, existem inúmeras formas criá-la. As árvores genealógicas vão desde uma atividade pré-escolar de artesanato até um gráfico elaborado contendo 10 gerações de antecessores, que pode ser criado online. As escolhas são extremamente variadas, portanto decida pela qual mais lhe agrada.

Crie uma árvore genealógica (A child's chalk drawing of a family on a tree. image by ryasick from Fotolia.com)

Online

Caso esteja procurando criar uma árvore genealógica mais séria, que delineie as duas últimas gerações ou ainda mais, utilizar recursos online, ou um dentre os diversos programas disponíveis, pode ser a melhor opção. Vários programas são desenvolvidos para ajudar a organizar todos os membros de uma família e, com apenas um clique no botão, pode-se adicionar irmãos, cônjuges e muito mais. Esses programas são feitos de acordo com a sua família, portanto não há necessidade de se preocupar se irá faltar espaço ou confundir diferentes gerações.

Os programas online, muitas vezes, oferecem opções de escolha de diversos formatos e planos de fundo, de forma que o resultado final seja uma árvore genealógica funcional e atraente que irá demonstrar claramente onde cada um se encaixa. Alguns programas ainda permitem que a pessoa compre ou imprima o produto caso a pessoa tenha o interesse de exibi-la em sua casa. Algumas opções de sites são o familyecho.com, geni.com e o myheritage.com.

Loading...

No papel

Caso esteja procurando uma maneira de ensinar o seu filho sobre as diferentes gerações ou mostrar a ele quem são as pessoas dentro da família, há a possibilidade de criar uma árvore genealógica em cartolina. Na forma mais simplória, ela pode ser criada desenhando a figura de uma árvore e deixando que a criança acrescente pequenas figuras que representam os seus pais, os irmãos e ele próprio. Dependendo da idade da criança, ela pode desenhá-las em ordem cronológica ou dividindo em linhas, sendo uma para cada geração, ou simplesmente uma ao lado da outra, caso a criança seja muito jovem para entender o real propósito.

Para um projeto mais elaborado, peça para que seu filho traga fotos dos membros da família e cole-as em um plano de fundo em forma de árvore. Ela também pode ser feita com os pais no topo e os filhos abaixo, com linhas conectando-os em formato de árvore genealógica clássica ou simplesmente com as fotos espalhadas por todo lado.

Em exibição

Para um efeito mais atraente, tente exibir a árvore genealógica de uma forma mais inteligente e criativa. Utilize fotografias de cada membro da família e cole-as em um grande pedaço de papel paraná, que será pendurado na parede, ou simplesmente tente uma abordagem totalmente nova.

Para tal, compre um cabide em formato de árvore e pendure os nomes ou as fotos dos membros da família em seus ramos específicos. Inicie pelo membro mais velho no topo do cabide e continue descendo, colocando as crianças e os bebês pendurados nas partes inferiores. Essa nova abordagem de uma árvore genealógica irá fazer com que todos os convidados parem para admirar a sua própria genealogia conforme eles passarem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...