As melhores maneiras de ensinar fonética para uma criança

Escrito por kristyn hammond Google | Traduzido por bruno callegari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de ensinar fonética para uma criança
Os alunos estudam fonética na pré-escola, jardim de infância e primeira série (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A instrução fonética eficiente abre o mundo dos alunos para leitura e escrita. A fonética é o estudo dos sons das letras, e como esses sons trabalham juntos para formar palavras e frases. Enquanto alguns professores têm diferentes pontos de vista sobre as técnicas mais eficazes de instrução fonética, alguns métodos são mais populares devido a sua capacidade de se relacionar com as necessidades de aprendizagem de jovens estudantes.

Outras pessoas estão lendo

Letras minúsculas primeiro

Enquanto muitos livros de instrução fonética ensinam primeiro as letras maiúsculas, as letras minúsculas compõem a grande maioria dos textos aos quais as crianças são expostas enquanto leem ou escrevem. Ao ensinar as crianças a ler e compreender o som das letras minúsculas em primeiro lugar, você pode ensinar os alunos a lerem os textos que eles terão maior contato. Altere suas planilhas para incluir letras minúsculas e trabalhe com seus alunos a compreensão de como elas soam, dando-lhes a oportunidade de se familiarizar com as letras que irão ler com maior frequência.

Instrução sistemática

A instrução sistemática inclui um processo específico de instrução, desenvolvendo habilidades específicas em cada passo do processo. Essas habilidades incluem decifrar textos, decifrar palavras inteiras, identificando palavras e decifrando partes da palavra, identificando sons semelhantes em palavras diferentes; exercícios de soletração e, finalmente, decifrar as palavras no contexto da frase. A vantagem de um processo sistemático é que ele identifica as habilidades específicas da fonética, permitindo que os professores se concentrem em cada habilidade e identifiquem quando os alunos têm dificuldades de aprendizagem de uma habilidade particular. Por exemplo, se um aluno tem dificuldades de aprendizagem para identificar letras com sons semelhantes em palavras diferentes, o professor pode ajudar o aluno focando essa habilidade, sem ficar muito para trás do resto da classe.

Ensinar através da literatura

A abordagem baseada na fonética da literatura consiste no ensino da fonética através da leitura de livros específicos. Estes livros dão destaque as metas da aula, como um livro infantil destacando o som do "c" ou o som do "d". Além disso, os professores podem utilizar ou criar histórias usando esses sons para desenvolver essas habilidades nos alunos. A vantagem da abordagem baseada na literatura é que ela combina aulas de fonética com habilidades básicas de leitura, fazendo a transição de frase em frase, lendo da esquerda para a direita e identificando a história que os alunos estão lendo.

Lições de escrita

O processo mecânico da escrita envolve o aprendizado da forma correta de cada letra, mas também envolve um processo de decodificação integral quando os alunos começam a escrever palavras. Durante este processo, os alunos usam sua compreensão fonética para agrupar letras através do som e formar as palavras que pretendem escrever. Como resultado do uso da decodificação fonética, você pode usar o processo de escrita para ensinar os alunos a escrever, enquanto você os ajuda a desenvolver as habilidades fonéticas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível