As melhores maneiras de se formatar um HD externo

Escrito por justin h. pot | Traduzido por gregory ciannella
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de se formatar um HD externo
Aprenda a formatar seu disco rígido em vários sistemas operacionais (hard disk drive image by dinostock from Fotolia.com)

É hora de limpar aquele drive externo. Talvez esteja cheio de coisas que você não precisa mais, talvez tenha ficado tão fragmentado que você duvida que possa ser reparado. O ponto é que você optou pela medida extrema. Certifique-se de obter qualquer informação que você precise para manter o backup em seu computador ou outro dispositivo externo antes de começar - não há volta do lugar de onde esses arquivos estão indo, exceto em caso de um laboratório forense do governo intervir.

Outras pessoas estão lendo

Por trás do processo

Não há nenhuma maneira universal para formatar um disco rígido, porque cada sistema operacional usa um sistema de arquivamento diferente. De um modo geral, o Windows usa NTFS, sistemas Mac usam HFS Plus e a maioria dos sistemas Linux usam ou EXT3 ou EXT4. Todos estes sistemas podem ler FAT32, portanto, a maioria das mídias externas são formatadas como unidades FAT32. Decidir entre estes sistemas de arquivamento é uma questão de decidir suas prioridades: é mais importante a eficiência ou ou a capacidade multiplataforma? Os formatos originais são menos propensos a fragmentação que o FAT32. Se você vai utilizar a unidade com um único sistema operacional, use o formato original, mas se a compatibilidade multiplataforma é uma necessidade, use FAT32.

A opção simples

A maioria dos sistemas operacionais possuem uma opção embutida para formatar uma determinada unidade. No Windows, por exemplo, basta clicar com o botão direito do mouse na unidade no Windows Explorer ou no Meu Computador, depois clicar em "Formatar unidade." Você vai ter uma escolha entre os sistemas NTFS e FAT32.

No Mac OSX, abra o Finder, clique na pasta "Aplicativos" e abra o "Utilitário de Disco." Aqui você pode selecionar e limpar uma determinada unidade, seja no formato OSX ou no FAT32 multiplataforma.

Usuários de Linux devem usar um programa como o Gparted para formatar discos rígidos externos. A maioria das versões vêm com um programa como este, geralmente no menu "Sistema" Se não, consulte o site da sua versão para saber como esse gerenciamento funciona e instale o software de particionamento de sua escolha. Gparted é uma boa aposta, mesmo se você não souber por onde começar.

A opção avançada

Quer criar múltiplas partições em seu disco rígido externo, ou formatar o disco com um sistema de arquivamento que não é suportado pelo seu sistema operacional? Tente usar o Gparted, um programa do Linux que pode rodar a partir de um CD, independentemente do sistema operacional que você normalmente usa. Basta baixar o CD (consulte a seção Recursos deste artigo) e grave a imagem ISO em um disco. Se você não sabe como fazer isso, consulte o link nos Recursos para obter o ISO Recorder, um programa gratuito para gravação de ISO no Windows.

Usuários de Mac e Linux podem fazer isso facilmente, por padrão, clicando com o botão direito do mouse no arquivo ISO e em seguida em "Burn".

Usar o CD é tão simples que você só precisa reiniciar o computador com o CD no drive. Vai demorar um pouco para carregar, mas quando o faz, o Gparted será iniciado. Clique com o botão direito do mouse na unidade que deseja formatar e clique em "Excluir partição." Você pode, então, definir o seu disco como desejar clicando em um espaço vazio e criando partições. Quando tudo estiver configurado do jeito que você quer, clique em "Aplicar todas as operações" na barra de ferramentas, para iniciar o processo. Reinicie o seu computador quando finalizado e seu disco rígido externo deve estar configurado e pronto para usar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível