As melhores maneiras de se limpar as rugas de um Pug

Escrito por eva vans | Traduzido por mayra chibante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de se limpar as rugas de um Pug
As rugas irresistíveis de um Pug necessitam de limpeza (Santa Pug image by wingsinmoonlight from Fotolia.com)

O irresistíveis rugas no rosto do Pug irá comovê-lo sempre que olhar para seu cão. Contudo, existem pequenas ameaças por trás dessas dobras que precisam de atenção. Todos os tipos de elementos desconhecidos se escondem ali, por baixo e entre as adoráveis rugas, incluindo lágrimas, pelos, comida, água, grama e sujeiras. Essas partículas podem se transformar em verdadeiros criadouros para leveduras e bactérias. Gentilmente e uma vez por semana, limpe essas regiões e, em alguns casos, o faça diariamente, mantendo-as limpas e saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

Limpeza com um pano úmido

Separe tudo o que você precisará antes de começar a limpar as rugas do seu Pug. Deixe tudo à mão em uma pia com água corrente ou um recipiente com um pouco de água limpa e morna. Levemente, segure a pele do rosto do animal, puxando-a em direção à testa ou às laterais da face do cachorro. Enquanto você realiza a limpeza, seja cuidadoso para não atingir os olhos do animal. É mais fácil limpar um lado de cada vez. Ter alguém que segure ou que puxe essas rugas pode ser útil. Passe uma toalha úmida em cada ruga. A dobra logo acima do nariz tende a acumular mais sujeira. Uma pequena quantidade de vaselina aplicada com o pano úmido auxilia na remoção dos detritos. Uma vez que não haja mais sujeiras na toalha, individualmente, seque cada ruga com um pano seco, para que as bactérias (ou leveduras) não se acumulem.

Limpando com cotonetes

Dependendo do tamanho e da profundidade das dobras do seu Pug, um cotonete pode funcionar melhor que um pano úmido. Encharque-o em água morna (ou ponha um pouco de vaselina) e, gentilmente, passe-o pelas rugas, removendo os acúmulos. Passe o cotonete novamente para certificar-se de que as rugas foram bem limpas. Uma rotina regular de higienização produzirá uma pequena quantidade de pelos mortos e um pouco de hidratação. Depois de limpar as dobras do nariz e remover o acúmulo de sujeiras nessa área, seque-a com um cotonete. Quando a pele por baixo das dobras fica úmida, o acúmulo de leveduras e bactérias ocorre, causando outros problemas.

Limpeza com lenços umedecidos

Lenços umedecidos anti-bactericidas combatem o acúmulo de bactérias, e fazem um excelente trabalho de limpeza. Quando há concentração de sujeira nas dobras nasais, um odor bastante desagradável se desenvolve através da mistura da sujeira e da umidade escondidas embaixo das dobras. Já que os lenços umedecidos são mais finos que panos úmidos, é mais fácil alcançar o interior das rugas com eles. Use o mesmo método e use um lenço seco para secar por baixo e ao redor dessas dobras.

Dicas de limpeza

Consulte seu veterinário se você notar uma camada amarelada, com cheiro forte e com excesso de sujeiras pretas (ou umidade) entre as rugas. Isso pode ser sinal de uma infecção que merece atenção imediata.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível