As melhores maneiras de limpar um visor de telescópio

Escrito por amanda gronot | Traduzido por carlos cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores maneiras de limpar um visor de telescópio
Os primeiros telescópios foram construídos em 1608 (refractor telescope image by Jim Mills from Fotolia.com)

A palavra "telescópio" vem da palavra grega para "ver à distância". Telescópios geralmente consistem de uma série de espelhos e lentes em um tubo cônico que focaliza a luz das distâncias longínquas e permite ver objetos distantes como se estivessem muito mais perto. No entanto, você não vai ver muita coisa através de um telescópio com uma ocular suja.

Outras pessoas estão lendo

Menos é mais

Verifique a sua ocular para certificar-se de que ela realmente precisa de limpeza. As lentes do telescópio são mais frequentemente danificadas durante o processo de limpeza, por causa da forma imprópria de limpar e soprar as partículas de poeira através delas. Poeira tem bordas afiadas que arranham a superfície ótica. Soluções de limpeza e tecidos também podem deixar um resíduo que vai embaçar o seu visor. Se a ocular estiver apenas um pouco suja e não interferir com o seu campo visual, não limpe-a.

Localização

Para limpar uma ocular corretamente, você precisa de um lugar bem iluminado e limpo. Limpe a mesa onde vai trabalhar. Verifique se há luz suficiente e use uma lâmpada ou luz de inspeção, se necessário. Separe um pano de microfibra para recolocar a ocular, e apenas segure-a com esse pano, uma vez que os óleos dos dedos deixarão resíduos. Nunca limpe a ocular em campo, pois isso expõe a lente a muitos materiais que podem arranhá-la, e você provavelmente não terá os suprimentos adequados de limpeza ou de iluminação à mão. Não use luz vermelha ou você não será capaz de ver o que está limpando.

Soprando e limpando

Os melhores métodos para a remoção de poeira e óleos são a soprar a poeira e limpar os óleos, no entanto, você deve usar as ferramentas adequadas. Nunca sopre diretamente sobre a ocular do telescópio com a boca. Gotículas de umidade de sua boca vão cair sobre a lente causando manchas e aderindo ao pó. Em vez disso, use uma bombinha em forma de lâmpada ou uma pequena seringa para soprar a poeira suavemente. Segure o soprador em um ângulo, em vez de soprar diretamente para a lente. Limpe todos os óleos e resíduos com um pano de microfibra ou tecido para lentes, use um movimento circular suave. Esses itens estão disponíveis em lojas de fotografia. Não use tecidos normais, uma vez que esses muitas vezes contêm loções ou outros aditivos que vão deixar resíduos. Você também pode escovar a poeira da lente com um pincel antiestático.

Soluções de limpeza

Há muito debate no mundo do telescópio sobre as melhores soluções de limpeza. Geralmente, qualquer solução feita para limpeza de lentes ou lentes de telescópio é segura para uso. No entanto, algumas soluções podem deixar uma película. Acetona em grau de reagente pode ser utilizada, mas não a que é usada para remover esmalte de unhas, pois ela contém perfumes. Leia os rótulos cuidadosamente para ter certeza que não há outros ingredientes em sua solução de limpeza, além de álcool e água. Use um cotonete para esfregar suavemente a solução na lente e soltar qualquer sujeira ou óleo que esteja presa nela. Enxugue o álcool com a extremidade seca do cotonete antes da solução secar ou ela vai simplesmente redepositar os óleos na ocular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível