Mais
×

Os melhores metais para condução de calor

Atualizado em 21 julho, 2017

Para conduzir calor, os metais são os melhores. As suas condutividades térmicas são altas, com alguns conduzindo melhor do que os outros. Os melhores metais são o ouro, alumínio, cobre e prata, e isso é mensurado através de watts por metro kelvin, ou k (W/m K).

Metais que conduzem calor incluem ouro, alumínio, cobre e prata (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ouro

O ouro está entre os melhores condutores de calor entre os metais porque ele não oxida quando exposto ao ar e é muito resistente à corrosão, tornando-o útil em placas de circuito impresso e conectores elétricos. É por causa da sua habilidade de conduzir efetivamente o calor que o ouro é usado em uma variedade de aparelhos, desde televisores, telefones celulares e até mesmo lavadoras de roupas.

Alumínio

O alumínio é um dos melhores condutores de calor depois do cobre, e é ideal para aplicações onde a troca de calor é necessária. Por causa de sua alta reatividade, ele é útil como aditivo ou catalisador nas fusões químicas, que podem incluir seu uso em explosivos de nitrato de amônio para intensificar o poder de explosão. Em usos mais comuns, é utilizado em frigideiras e panelas para conduzir o calor.

A condução de calor do alumínio é frequentemente usada em panelas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cobre

O cobre é considerado o melhor metal para condução de calor. Em parte, isso é devido ao fato dele possuir alto ponto de fusão e não enferrujar. É usado em dissipadores de calor, em televisores, computadores e drivers de disco. Também é usado em revestimentos no fundo de panelas, em radiadores de carros, tanques de água quente e sistema de aquecimento de pisos.

Prata

A prata também tem alta resistência à corrosão e é usada em uma gama de produtos eletrônicos de alta qualidade e placas de circuitos. É frequentemente usada em pastas térmicas que retiram o calor da CPU do computador. O ladrilhos de quartzo revestidos com prata promoveram a proteção da espaçonave Magellan, da NASA, que orbitou Vênus.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article