Mais
×

Os melhores óculos de sol para você

Óculos de sol para cada uma
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Introdução

Para a saúde dos nossos olhos, é muito importante ter uma proteção adequada sempre que sairmos à rua em dias de sol. Por isso é importante escolher óculos certificados e com etiqueta informativa. Lentes apropriadas podem dar uma proteção de amplo espectro (até 99% da radiação UV A e B). Recomendamos a compra em óticas ou lojas especializadas, em vez de comprá-los em feiras ou lojas de roupa. Em termos de design, vamos ver como escolhê-los de acordo com seu estilo e características faciais.

Óculos de sol de tartaruga
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Tradicionais

Os óculos de tartaruga são os mais tradicionais. Apesar de servirem paras todas as idades, costumam escolhê-los, sobretudo, as mulheres de meia idade. Com um lenço ao vento e um chapéu, ele dá esse estilo de antigas divas de que tanto gostam algumas mulheres.

Óculos de sol estilo desportivo
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Óculos de sol leves

Para ir à praia ou dar um passeio, você procura óculos cômodos e leves. São semelhantes em peso aos óculos de grau ou inclusive mais leves. Não escorregam do nariz por mais que você sue ou, pelo menos, escorregam muito menos do que os de plástico. São sérios mas informais e definitivamente fogem dessa falsa imagem de glamour que pretendem dar alguns óculos.

Óculos de sol ovalados
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Óculos de sol ovais

Uma imagem clássica para qualquer idade. São ideais para levar com o cabelo comprido e franja pela cidade. Não são chamativos e adaptam-se a quase todo formato de rosto: oval, largo, redondo ou quadrado. Ficam especialmente bem em faces largas ou ovaladas. Todas tivemos óculos assim em algum momento da nossa vida.

Óculos de sol espelhados
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Espelhados

Hoje em dia não se usam os óculos de sol espelhados, que foram moda nos anos 1980, com exceção dos óculos de sol desportivos. Estes são de espelho porque têm uma proteção extra, fazendo com que os raios de sol se polarizem. São cômodos e a sensação de proteção solar é maior do que com os óculos normais.

Óculos de sol grandes
David Woolley/Photodisc/Getty Images

Óculos de sol grandes

Há vários tipos de óculos de sol grandes e muito grandes como veremos a seguir. Estes, tipo anos 1980, com corte de lente tipo Rayban, mas ampliado e com armação colorida, não favorecem muito e só jovens se atrevem a usá-los. São desaconselhados se você tiver traços muito marcados.

Óculos tipo estrela de rock
Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Tipo estrela de rock

Estes óculos, estilo estrela de rock, são realmente difíceis de utilizar. Por exemplo, com um vestido estampado com flores não combinam. Mas se o seu vestuário se compõe de calças pretas justinhas, camisa e bolsa pretas, poderiam cair bem. Não ficam bem com o cabelo curto e esqueça-os se você tem um rosto muito redondo.

Óculos futuristas
Pixland/Pixland/Getty Images

Óculos de sol futuristas

Entraram na moda com o filme Matrix. Vemos eles também nos filmes de vampiros. São óculos muito angulosos, de corte quadrado. Dão estilo e ficam especialmente bem em rostos ovalados e com traços suaves. No entanto, se você tem traços faciais duros ou muito marcados, eles realçam esse traço. Claro que isto não é necessariamente ruim.

Óculos estilo anos 1960
Ryan McVay/Lifesize/Getty Images

Óculos grandes estilo anos sessenta

Estes são uns óculos de sol grandes e redondos. Para que lhe fiquem bem é imprescindível ter uma longa cabeleira ou um corte "joãozinho". Dão muito estilo, mas devem combinar com o resto da roupa. Não é necessário que você se vista como nos anos sessenta dos pés à cabeça, mas não os use se costuma sair por aí num estilo punk. Também não os escolha se tem um nariz muito grande.

Óculos de sol de grau
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Óculos de sol de grau

Se você tem algum problema na vista, como miopia, astigmatismo ou catarata, tem que proteger seus olhos especialmente do sol. O mais cômodo é usar óculos de sol de grau, porque verá perfeitamente tanto para ler como para dirigir e ao mesmo tempo se protegerá do sol. Faça-os com prescrição médica numa ótica. Não se preocupe, hoje em dia há muitos modelos, inclusive pode-se colocar lentes de grau coloridas em alguma armação que tenha em casa sem usar.

Com lentes coloridas
PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Com lentes coloridas

Os óculos com lentes coloridas são divertidos e têm muito estilo. Eles existem em fúcsia, azul, roxo, amarelo, verde ou vermelho. Como vê, o leque é amplo, mas há uma desvantagem: a maioria não é suficientemente eficazes na proteção contra os raios solares. Portanto, você deve usá-los no outono, quando o sol não é tão perigoso para os seus olhos, mas não no verão, e muito menos se seus olhos forem claros.