As melhores plantas para áreas de sombra

Escrito por d.c. winston | Traduzido por elisa silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores plantas para áreas de sombra
Plantas para todos as quantidades de sombra

Jardins de sombra são um desafio para muitas pessoas, mas a beleza fria de um jardim ou bosque escuro não tem comparação. A maior parte das plantas suporta algum grau de sombra diária, enquanto outras se adaptam a sombras completas ou irregulares com pontos de luz. É importante saber quanto sol ou sombra a área recebe para poder escolher as plantas. Apesar de haver poucas plantas que floresçam com sombra, nas que conseguem a beleza de sua complexidade compensa a pouca variedade.

Outras pessoas estão lendo

Plantas para exposição parcial à sombra

Condições de exposição parcial à sombra são definidas como aquelas que recebem sol pela manhã por três ou quatro horas por dia. Plantas desse tipo a considerar são: Sorbaria sorbifolia: conhecida botanicamente como astilbe, tem espinhos vermelhos, rosas ou brancos em formato de pena; Dicentra spectabilis (coração-sangrento): suas flores são em formato de coração com talos arcados; Aquilegia: produz flores em formato de trompete azuis, brancas, lavanda, vermelhas ou amarelas; Heuchera: são sempre verdes com folhas roxas e bronze com flores corais; Asarum europaeum: é uma planta para cobertura de solo com folhas curvas e texturizadas; Hakonechloa macra: montes de folhas douradas arqueadas; Impatiens walleriana: tem variedades com flores em vermelho, rosa, roxo ou branco e folhas verde escuro; Spigelia marilandica: produz pequenas flores amarelas e vermelhas em formato de estrela; Anemone nemorosa: tem pequenas flores estreladas brancas; Lycoris albiflora: tem longas pétalas brancas; Geranium maculatum: suas flores são amarelo esverdeadas ou azul arroxeadas; e Begonia tuberhybrida: tem delicadas flores com aparência de babado com folhas de borda serrada.

Plantas de exposição completa à sombra

Uma área com sombra completa recebe duas ou menos horas de sol por dia. As plantas perenes que gostam de um solo rico em umidade são as que melhor vingam nessa condição. Algumas variedades para considerar são: Tiarella cordifolia: suas flores são brancas e crespas; Epimedium grandiflorum: tem folhas verde claro em formato de coração; Ajuga reptans: verde arroxeadas, são uma cobertura densa para o chão; Osmunda cinnamomea: caules marrom avermelhados e frondes verdes; Asplenium trichomanes: suas frondes são espaçadas com uma textura fina; Matteuccia struthiopteris: cresce bastante para uma planta de sombra, chega a cinco metros; Iris cristata: tem flores brancas, azuis e roxas; e Vinca minor: é uma cobertura de solo de folhas brilhantes que dá flores azuis.

Misturando tamanhos, cores e texturas

A diversidade de cor e de textura nas plantas e folhagem é o que dá uma aparência de sofisticação e beleza a um jardim de sombra. Combine plantas que tenham tamanhos e formatos contrastantes, mas que tenham requisitos de solo parecidos. Como, por exemplo, combinar a hosta de pouco volume com a astilbe alta e espinhosa para dar dimensão e realçar cada planta. Varie a textura e a cor de plantas próximas para atrair o olhar em todo o jardim, dando sensação de profundidade e espaço. A cor bronzeada da heuchera contrasta bem com o brilho azulado de um athyrium niponicum. Plante uma variedade azulada da hosta, que tem folhas escuras que lembram coraçõezinhos, ao lado de uma verde vibrante asplenium trichomanes para criar um par visualmente impressionante. O que pode ser conflitante na moda pode ser complementar na jardinagem, então arrisque combinações ousadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível