Mais
×

As melhores praias brasileiras para curtir na baixa estação

Getty Images

Introdução

Quem não adora passar um momento de curtição ou descanso no litoral? Eis algo que o brasileiro adora. No entanto, as melhores praias sofrem com a superlotação no verão. Por isso, uma boa opção é visitar esses paraísos durante a baixa temporada, quando o fluxo de turistas é bem menor e os custos da hospedagem e alimentação caem sensivelmente. Em muitos trechos da costa brasileira, especialmente no Nordeste, as temperaturas continuam elevadas mesmo no outono e no inverno. Conheça algumas das melhores atrações para os períodos entre março e maio e entre agosto e setembro.

Getty Images/Digital Vision/Getty Images

Praia do Forte - BA

Uma das joias do litoral baiano, a Praia do Forte está a apenas 70 quilômetros de Salvador. Seu vilarejo, pertencente ao município de Mata de São João, era um antigo reduto de pescadores, mas hoje concentra lojas e restaurantes charmosos. Para quem busca boas hospedagem, a região oferece ótimos hotéis e resorts, que reduzem seus preços consideravelmente na baixa temporada. Entre as principais atrações turísticas está a Reserva de Sapiranga, um dos derradeiros trechos de Mata Atlântica da região, e a principal unidade do Projeto Tamar, conhecido mundialmente pelo trabalho de preservação das tartarugas marinhas.

David De Lossy/Digital Vision/Getty Images

Ilha do Mel - PR

O reduzido litoral do estado do Paraná oferece algumas boas surpresas. Uma delas é a Ilha do Mel, onde o custo de hospedagem chega a cair 40% em relação aos meses mais movimentados. Localizado na baía de Paranaguá, a cerca de 120 quilômetros da capital Curitiba, é uma importante estação ecológica, com trechos de mata atlântica, manguezais e outros ecossistemas, além de belíssimas praias. Outras boas atrações turísticas são a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas e a Gruta das Encantadas.

Getty Images/Digital Vision/Getty Images

Lopes Mendes - RJ

Localizada na Ilha Grande e pertencente ao município de Angra dos Reis (RJ), Lopes Mendes é frequentemente lembrada como uma das praias mais lindas da América do Sul. A tonalidade esverdeada de suas águas chega a lembrar os melhores recantos do Caribe. Possui três quilômetros de extensão, sempre com uma areia fina e emoldurado pela beleza da Mata Atlântica. A baixa temporada é uma ótima pedida para fugir da lotação. No período entre março e maio, as temperaturas estão bem agradáveis.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Praia do Sancho - PE

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos mais belos recantos naturais do Brasil. Não surpreende, portanto, que a praia mais bonita do Brasil esteja lá. A Praia do Sancho é desses locais lindamente esculpidos: um pequeno trecho de areia banhado por água cristalina e cercado por colinas que se transformam em mirantes de tirar o fôlego. O período de baixa temporada é o ideal para o mergulho, dadas as condições marítimas. Também chove um pouco mais, mas mesmo assim as chances de pegar um sol são bem maiores que em outras regiões.

Creatas/Creatas/Getty Images

Itacaré - BA

Outro belíssimo ponto do litoral baiano, Itacaré fica praticamente deserta na baixa temporada. Mais um motivo para você ir até lá nessa época: suas lindas praias estão encravadas em costões, devidamente emoldurados por trechos de Mata Atlântica. Não bastasse, a região é ideal para a prática do surf (é ponto de encontro dos surfistas deste os anos 1970). Os pontos mais belos da orla são justamente os de acesso mais difícil: é preciso percorrer trilhas, mas estes caminhos são muito bonitos. Ou seja, é apenas um aperitivo para o que vem depois.

Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images

Praia do Rosa - SC

As águas do litoral catarinense são bem mais geladas que as do Nordeste. Portanto, o melhor período para visitar a região na baixa temporada é ainda entre março e abril, quando as temperaturas continuam elevadas. Mas a Praia do Rosa vale a pena ser visitada em qualquer época do ano. Recanto de surfistas nos anos 1970, o local foi descoberto pela massa de turistas, que invadem suas areias no verão. Depois do Carnaval, no entanto, ela fica bem mais tranquila e você poderá aproveitar melhor suas areias e ondas.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Porto de Galinhas - PE

As piscinas naturais, criadas entre os arrecifes, tornam Porto de Galinhas o ponto mais procurado do litoral pernambucano. As temperaturas são elevadas o ano inteiro, portanto não é preciso se preocupar com o frio por lá. No entanto, entre março e abril o calor é maior e as chuvas são mais escassas. Mais importante que pesquisar sobre o clima é obter informações sobre as marés. Afinal de contas, é quando o mar está mais "baixo" que surgem as lagoas repletas de peixinhos, que tanto atraem os turistas. Essa praia está entre as mais belas do Brasil.

Getty Images/Digital Vision/Getty Images

Morro de São Paulo - BA

Os meses de abril e agosto são os ideais para quem deseja visitar Morro de São Paulo fora da alta temporada. Pertencente ao município de Cairu,na Bahia, possui cinco belas praias e nessa época o fluxo de turistas é bem menor, embora seja possível encontrar alguns visitantes europeus. Areia branca, mar azul e quente, costões e falésias e coqueiros, muitos coqueiros. Este é o visual que espera o visitante. Não há como não se entregar ao clima de descanso: coloque suas sandálias, deite-se na rede, tome uma água de coco ou cerveja e relaxe bastante!

Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Cumbuco - CE

O litoral cearense se tornou o ponto perfeito para reunir os praticantes de kitesurf graças aos fortes ventos que cortam a região. Um bom exemplo está na praia de Cumbuco, localizada a apenas 30 km da capital Fortaleza. Considerada um dos melhores lugares do País para a prática do esporte, a praia também é ótima para descansar e curtir a natureza sem fazer muita força. Para os mais animadinhos, Cumbuco também oferece uma agitada vida noturna, com muitos bares e boates, que fervem durante o verão mas também funcionam nos períodos de menor movimento.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Ipioca - AL

Outra praia muito próxima de uma capital, Ipioca está a apenas 20 km de Maceió, capital do estado de Alagoas. Mar extremamente azul, areias tranquilas e arrecifes criam pequenas lagoas na maré baixa. Os coqueiros que adornam a orla são a cereja do bolo para quem procura uma região paradisíaca e tranquila. Visitar Ipioca na baixa temporada é garantia de ter um generoso trecho de areia só para você. A praia tem cerca de 15 quilômetros de extensão e, no outono e início da primavera, fica vazia. Para completar o idílio, vale experimentar o polvo com ervas dos restaurantes da região.