Os melhores queijos para derreter

Escrito por wendy hector | Traduzido por samir daura
Os melhores queijos para derreter
Alguns queijos derretem melhor do que outros (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O mundo está cheio de variedades de queijos, alguns suaves e macios, outros duros e secos. Enquanto alguns deles são melhores quando consumidos da forma como se encontram, existem outros que são mais deliciosos quando derretidos. Sejam usados em sanduíches de queijo grelhado, transformados em molho de queijo ou ralados sobre massas, os queijos próprios para serem derretidos agradarão toda a família.

Gruyere e emmental

Gruyere e emmental são variedades de queijos suíços semiduros. Ambos possuem as características da consistência e da textura com buracos dos queijos suíços, são excelentes para derreter e normalmente são utilizados no fondue, assim como em sanduíches grelhados e molhos (gruyere é o queijo usado nas receitas tradicionais de molho mornay). O queijo gruyere tem um sabor forte, que, por vezes, lembra o gosto de cogumelos.

Fontina

Fontina é um queijo italiano semiduro, com textura semelhante à dos queijos gruyere e emmental quando derretido, mas com um sabor mais suave. Tem uma consistência macia e é muito amanteigado. Em receitas clássicas de fonduta (versão italiana de fondue), o queijo fontina é o preferido.

Monterey jack

Ainda mais suave do que o queijo fontina, o monterey jack derrete muito bem, mas não acrescenta muito sabor. A suavidade deste queijo tem levado a muitas variedades de sabor, que também derretem bem, como pepper jack e garlic jack. Esse queijo também pode ser combinado com outros queijos mais saborosos para adicionar sua encantadora textura derretida a pratos como queijo grelhado ou macarrão com queijo.

Taleggio

Italiano, aromático e semimacio, o taleggio é um queijo agradavelmente cremoso cujo sabor é menos intenso do que o cheiro. A casca é comestível, mas deve ser removida antes de derreter. Ele é muito amanteigado e macio e derrete bem no pão. Também pode ser misturado ao risoto e cozido em caçarolas, particularmente em pratos assados de massa.

Brie e camembert

Brie e camembert são dois queijos moles, que são muito úmidos e permeáveis à temperatura ambiente, sendo preciso muito pouco tempo ou esforço para derretê-los. Muitas vezes, pedaços inteiros desses queijos são assados no forno, por vezes envoltos por uma camada de massa folhada. O queijo brie é mais suave enquanto o camembert tem um sabor muito mais rico.

Queijo azul

Existem muitos tipos de queijo azul disponíveis, e alguns são mais adequados para derreter do que outros. Talvez o melhor queijo azul para derreter seja o gorgonzola dolce, a versão mais suave e cremosa de gorgonzola (Gorgonzola piccante é quebradiço, um estilo mais apimentado). O queijo danish blue também derrete bem, pois é muito cremoso. O cambozola, que é parte camembert e parte queijo azul, é particularmente cremoso e rico, contendo um sabor muito suave de queijo azul.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível