Melhores raquetes para cotovelo de tenista

Escrito por sam ashe-edmunds | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Melhores raquetes para cotovelo de tenista
Escolher a raquete certa pode ajudá-lo a diminuir a dor do cotovelo de tenista (tennis image by Snezana Skundric from Fotolia.com)

Ao sofrer de cotovelo de tenista, muitos jogadores consideram trocar sua raquete, ao invés de mudar suas rebatidas. Se você estiver buscando uma nova raquete para ajudá-lo com seu braço contundido, saber os atributos de uma raquete de tênis, que aumentam e diminuem a dor associada com o cotovelo de tenista irá ajudá-lo a escolher o fabricante e o modelo certos.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho da cabeça

Há certa discórdia sobre o tamanho da cabeça e seu efeito no cotovelo de tenista. Uma cabeça maior dá um maior "sweet spot" - ou área onde a bola de tênis produz menos choque e vibração. As bolas batidas bem no centro atingem as cordas mais soltas, enquanto que as batidas nos lados atingem as cordas mais apertadas criando, assim, mais choque. Como a maioria dos jogadores com cotovelo de tenista são jogadores recreacionais, que rebatem a bola fora do centro, um sweet spot maior é importante para diminuir os efeitos das bolas que não são atingidas no centro da percussão de uma raquete de tênis. Como uma raquete com uma grande cabeça pode aumentar o torque fora do centro da raquete, físicos e médicos especializados recomendam uma raquete de tamanho médio, sem ser um modelo maior.

Peso

Raquetes mais leves são feitas para tenistas como um jeito de promover mais aceleração e, assim, mais força nas rebatidas. Raquetes mais leves absorvem menos choque do que raquetes mais pesadas que, fazem o braço sofrer o impacto entre a bola e a raquete. As raquetes também são balanceadas, com mais peso na cabeça ou no cabo, dependendo das características de jogo desejadas. Uma raquete pesada na cabeça cria um sweet spot maior; porém, de acordo com a Racket Research, uma raquete de cabeça leve "... tem significantemente menos movimento, forças resultantes do impacto (como reação de impulso ou torque), choque e crises nos ombros, pulsos e cotovelos". Então, é preferível ter um sweet spot maior com um modelo grande, não só da cabeça.

Rigidez

Uma raquete mais dura se deforma menos ao rebater uma bola de tênis, o que é bom para mandar força de volta pra bola mas, isto significa que a raquete irá pegar mais impacto. Uma raquete mais flexível transfere menos impacto pro pulso, braço e cotovelo.

Cabo

De acordo com David Bayliff, pesquisas mostram que um cabo maior cria menos impacto no braço durante uma rebatida de costas (o tipo de batida que causa mais problemas de cotovelo de tenista) pois, providencia mais estabilidade durante uma partida de tênis.

Malha

Não importando o modelo que for comprar, o jeito de malhá-lo irá afetar o choque do impacto. Malhar numa tensão maior com um modelo leve, dará um sentimento diferente do que malhá-lo a uma tensão menor. Pense num ginasta pulando num trampolim (cordas soltas) ou numa área de concreto (cordas apertadas). O trampolim dá mais rebote, enquanto que o concreto dá mais controle, assim como mais impacto. Se você tiver cotovelo de tenista, não compre uma raquete já malhada; fale com um profissional sobre a tensão certa das cordas, para diminuir o choque do impacto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível