As melhores safras para pequenos fazendeiros

Escrito por kasandra rose | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores safras para pequenos fazendeiros
Você pode cultivar e vender lavanda (alfazema) a ser usada para fazer pot-pourris (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)

Se você for um pequeno fazendeiro ou um empreendedor de "fundo de quintal", a melhor safra normalmente significa a mais rentável. Mas, geralmente, isto não é o melhor para você. É preciso observar o tipo de solo e a luz solar em sua terra, e considerar se sua zona é temperada ao fazer as escolhas.

Outras pessoas estão lendo

Ervas

É fácil cultivar ervas, e além disso elas são bastante tolerantes à seca, visto que muitas se desenvolveram em áreas do Mediterrâneo, onde a precipitação de chuva é baixa. Algumas das ervas mais populares são: manjericão, erva-de-gato, camomila, coentro, alho, orégano, lavanda (alfazema), hortelãs, salsinhas, alecrim, sálvia e tomilho. Depois de estabelecidas, vender suas mudas aos clientes pode ser até mais rentável que as próprias ervas. Algumas, como o manjericão e o coentro, são anuais e precisam ser iniciadas a partir da semente, já no caso de outras, como sálvia, orégano e sua prima manjerona, você terá de controlar a disseminação, como a dos hortelãs.

As melhores safras para pequenos fazendeiros
Vender suas mudas aos clientes pode ser até mais rentável do que as próprias erva (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Flores

As flores e as folhagens de paisagismo geralmente são listadas como plantas para pequenos fazendeiros. Se você mora em um lugar de clima quente, em que se pode cultivar flores em área externa o ano todo, isto pode ser verdadeiro. De acordo com a Texas AgriLife Extension, um serviço da Texas A&M University, o lucro com plantas florescentes pode estar entre R$ 0 e R$ 40,00 por 0,92 centímetros quadrados nos EUA. Se você já dispõe de uma estufa, o cultivo de flores proporciona um modo de diversificar, e o cultivo de flores de canteiro pode ser lucrativo para os pequenos fazendeiros.

As melhores safras para pequenos fazendeiros
O cultivo de flores de canteiro pode ser lucrativo para os pequenos fazendeiros (George Marks/Retrofile/Getty Images)

Vegetais

Os vegetais de cultivo doméstico têm um nicho no mercado e se você estiver perto de uma área urbana, seu cultivo poderá ser lucrativo. Planeje vender diretamente a seus clientes em um mercado de fazendeiros locais ou à frente de seu quintal, dependendo das leis vigentes. Cortar os "atravessadores" possibilita aos pequenos fazendeiros obter lucro com as vendas de vegetais. De longe, as safras mais rentáveis para os pequenos fazendeiros são as variedades orgânicas de herança familiar de tomates, aspargo, feijões e pimentões -- sobretudo a especialidade pimenta, o alface e as abóboras. Além disso, o cultivo de flores de canteiro pode ser lucrativo para os pequenos fazendeiros.

As melhores safras para pequenos fazendeiros
As safras mais rentáveis para os pequenos fazendeiros são as variedades orgânicas de herança familiar de tomates, aspargo, feijões e pimentões (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Cogumelos e plantas silvestres

Se você tiver uma área com sombra, considere o cultivo de cogumelos. Os cogumelos Shiitake precisam apenas de sombra e troncos, podendo até crescer dentro deles. Outros, como os cogumelos-ostras, crescem em palha de trigo. A erva-moura também pode ser uma cultura lucrativa. Outras plantas rentáveis de sombra são o hidraste, ginseng, erva-de-são-cristóvão, gengibre e mandrágora-americana. Os herbalistas e outros usuários de ervas medicinais querem essas plantas por suas propriedades curativas. Este é um nicho de mercado, mas muitas pessoas que fazem uso de ervas curativas não têm acesso a áreas silvestres para cultivar suas próprias plantas. Em geral são necessários vários anos para constituir um estoque suficiente para se vender plantas, já que algumas são ervas perenes de crescimento lento.

As melhores safras para pequenos fazendeiros
Os cogumelos Shiitake precisam apenas de sombra e troncos, podendo até crescer dentro deles (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível