×
Loading ...

Melhores substitutos para ovos ao preparar pão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Ovos em receitas de pão geralmente proporcionam um pouco de umidade extra para a massa. A farinha de trigo contém glúten suficiente para eliminar a necessidade de um agente que dê a "liga" (outro papel que os ovos às vezes assumem na culinária), e, para ajudar a massa a crescer, geralmente é usado o bicarbonato de sódio. Isso abre várias possibilidades de ingredientes que podem ser usados como substitutos dos ovos na preparação do pão.

Substitutos de ovos são comuns, e vários podem ser guardados em um local seco e arejado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Farinha de soja

Basta apenas uma colher de sopa de farinha de soja misturada a uma colher de sopa de água para substituir um ovo em uma receita de pão, e esse é um substituto econômico. A proteína da farinha de trigo corresponde à encontrada em um ovo, sem fazer diferença no pão. Você pode comprar farinha de soja em quase qualquer loja de produtos naturais ou mercado, geralmente na seção de grãos. Guarde na despensa.

Loading...

Substitutos de amido

Vários tipos de amido podem substituir a proteína do ovo, incluindo a fécula de batata e a araruta em pó. Você pode comprar fécula na seção de alimentos naturais de um supermercado. Use duas colheres de sopa generosas de fécula de batata para substituir cada ovo. O mesmo vale para a araruta em pó, uma alternativa sem glúten ideal para quem segue uma dieta restritiva. O amido de milho funciona da mesma maneira e pode ser usado na mesma quantidade, apesar de não tolerar altas temperaturas como a fécula e a araruta.

Substitutos fáceis de encontrar em casa

Você pode usar ingredientes que já tem em casa, como fermento em pó, no lugar do ovo em uma receita de pão. Em uma vasilha, misture duas colheres de sopa de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de óleo, 12 colher de chá de fermento e duas colheres de sopa de líquido -- água ou leite levemente morno podem ser usados. Ou misture duas colheres de sopa de água, uma colher de sopa de óleo e 1/2 colher de chá de fermento em pó. Para recriar o "grude" que o ovo dá a uma massa, use uma colher de sopa de gelatina ou pectina de frutas, com três colheres de sopa de água morna.

Sementes de linhaça

Você pode usar uma colher de sopa de sementes de linhaça em pó com duas ou três colheres de sopa de água morna para substituir um ovo inteiro. Coloque a água em uma vasilha pequena, adicione a linhaça, e deixe de molho por um tempo. Adicione à massa de pão juntamente com os demais ingredientes molhados e prepare a receita como de costume. A semente de linhaça contém ômega-3 e não possui nem a gordura nem o colesterol encontrado nos ovos. Além disso, também oferece uma vantagem adicional: fibras. Se você não conseguir encontrar sementes de linhaça em pó, moa a linhaça em um moedor de café até obter um pó grosso semelhante a uma versão mais escura do gérmen de trigo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...