Os melhores tecidos para toalhas de mesa

Escrito por hannah wahlig | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os melhores tecidos para toalhas de mesa
Toalhas de mesa podem ser feitas de algodão, poliéster, vinil ou tecidos especiais como a seda (enoki image by askthegeek from Fotolia.com)

Embora as toalhas de mesa sejam essencialmente um meio funcional de proteger a superfície contra eventuais danos, elas também servem como uma oportunidade para proporcionar cor e estilo a uma cozinha ou área de estar ao ar livre. Elas podem ser confeccionadas em uma variedade de materiais, incluindo algodão, poliéster, linho e vinil; modelos especiais para casamentos e outros tipos de eventos podem ser confeccionados em seda ou organza. A função da toalha é o fator que determinará o tipo de tecido que melhor atende as suas necessidades, sendo que cada um deles oferece vantagens e desvantagens, tanto em termos de funcionalidade quanto de estilo.

Outras pessoas estão lendo

Algodão

Para uso diário dentro da própria cozinha ou em uma sala de jantar informal, toalhas de mesa de algodão são excelentes opções. O algodão é fácil de produzir e de processar, o que faz com que os preços da maioria das toalhas desse tipo sejam baixos. Grande parte delas é lavável à máquina, embora algumas, com estampas multicoloridas, possam apresentar manchas após a lavagem. Sujeiras e pequenas manchas também podem ser removidas com um pano ou esponja umedecidos. Quanto à durabilidade, poucos tipos de tecido se comparam ao algodão. Toalhas de mesa de algodão estão disponíveis em uma ampla variedade de cores, estampas e tamanhos, o que também contribui para popularizá-las. Embora até seja possível utilizá-as ao ar livre, elas poderão embolorar ou deteriorar caso fiquem expostas ao tempo ou à umidade por períodos muito prolongados.

Poliéster

Para refeições semiformais em ambientes internos ou festas ao ar livre, as toalhas de mesa de poliéster oferecem benefícios semelhantes às de algodão, mas com algumas vantagens adicionais. O poliéster é um material sintético utilizado para a confecção de tecidos e pode ser misturado a outros tipos de fibras, como o algodão, para criar um tecido misto. Da mesma maneira que o algodão, ele é um material durável, podendo ser lavado na máquina, relativamente barato e disponível em muitas cores e estampas. Porém, ao contrário do algodão, ele não encolhe se colocado na secadora de roupas por muito tempo. O poliéster possui ainda uma aparência mais sedosa e brilhante do que o algodão, tornando-o adequado a eventos mais formais, como casamentos ou festas de aniversário. Algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao poliéster, pois ele é feito a partir de produtos químicos.

Vinil

Para refeições ou piqueniques informais ao ar livre, toalhas de mesa de vinil oferecem maior resistência às condições climáticas e são mais fáceis de limpar. O vinil é resistente a manchas e à exposição à luz, água ou ar. Toalhas desse tipo de material são normalmente associadas a refeições informais e ao ar livre, então elas podem não ser o tipo ideal para casamentos ou eventos mais formais. Elas podem ser encontradas em várias cores e estampas diferentes, combinando com qualquer padrão de cores ou tema que o evento exija. O vinil é ainda uma das opções mais baratas de tecido para toalhas de mesa.

Tecidos especiais

Para eventos formais como casamentos, existem toalhas de mesa disponíveis em diversos tecidos especiais, como a seda ou a organza. Esses dois tecidos são opções mais caras para toalhas de mesa, porém dão uma aparência mais luxuosa e estão disponíveis em vários estilos diferentes, como com bordados. Toalhas feitas em tecidos especiais necessitam de maiores cuidados e de uma lavagem mais delicada, mas são utilizadas apenas em ocasiões especiais. Considere a possibilidade de alugar a roupa de mesa necessária ao evento, evitando assim os custos de precisar adquiri-la em grandes quantidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível