on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Os melhores tratamentos para acne

Verdadeiro tormento dos adolescentes, a acne, conhecida popularmente como espinha, é uma doença de pele que atinge os folículos pilossebáceos. A acne pode aparecer na forma de "cravos" e "espinhas" nas costas, no peito e, principalmente, no rosto. O folículo pilossebáceo é composto pela glândula sebácea e pelo canal por onde nasce o pelo. Quando a glândula sebácea produz oleosidade em excesso e a saída do folículo é obstruída, surge a acne. Veja neste artigo os melhores tratamentos contra acne, que variam de acordo com a gravidade de cada caso.

Verdadeiro tormento dos adolescentes, a acne é conhecida popularmente como espinha (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Sabonete com enxofre, ácido salicílico e tretinoina tópica

Se você tem espinhas que não são muito severas, os tratamentos tópicos serão bem úteis para resolver o seu problema. Os casos de acne leve, também chamada acne de grau I, podem ser beneficiados com o uso de sabonetes e cremes. Normalmente, o tratamento é feito com sabonetes à base de enxofre e ácido salicílico ou tretinoina tópica e seus derivados, como adapaleno gel. O uso destes produtos diminui a secreção de sebo e regulariza a queratinização folicular.

Loading...

Antibióticos tópicos

Nos casos de espinhas que inflamam e liberam secreções, a pela fica irritada e vermelha e o local afetado também fica dolorido, o que causa bastante desconforto. Quando as espinham contam com a formação de pústulas, trata-se de um caso de acne de grau II. Nestas situações, é recomendado o tratamento com antibióticos tópicos como clindamicina, eritromicina e peróxido de benzoíla, que podem ou não ser associados com a tretinoina tópica.

Isotretinoina oral

Nas acnes mais severas, além dos tratamentos tópicos, recomenda-se o uso, sempre que possível, da isotretinoina oral. No entanto, como se trata de um medicamento bastante forte, a sua ingestão é bastante controlada. Há diversas restrições quanto ao uso da isotretinoina oral, que não pode ser usada por gestantes nem por mulheres em idade fértil. Há ainda a contraindicação do seu uso por pessoas que tenham problemas no fígado, hiperssensibilidade a droga, colesterol e triglicérides altos ou antecedentes de depressão.

Tratamentos com fontes de luz, como LED

A inflamação causada na pele pela acne pode ser atenuada com tratamentos com fontes de luz, como LED, porém é preciso salientar que trata-se de um método paliativo. No caso de acne severa ou grau II, quando não há resposta ao tratamento convencional ou não se pode fazer uso da isotretinoina oral, recomenda-se a Terapia Fotodinâmica com ALA ou MAL. A terapia com fontes de luz pode também ser combinada com os tratamentos tópicos e orais.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...