As melhores velas para veleiros

Escrito por floyd drake iii | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As melhores velas para veleiros
Existem diferentes tamanhos de velas, dependendo das condições do clima e uso geral (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Para escolher as melhores velas para veleiros, é necessário considerar as condições nas quais a embarcação normalmente navega, o tipo de navegação feita e a quantidade de dinheiro que você está disposto a gastar, para conseguir as melhores velas possíveis. As diferentes velas em cada tipo de veleiro --sloop, cat, ketch, yawl-- executam diferentes funções. Logo, para determinar as melhores velas para cada requer compreender sua função. A configuração de velas mais comum é a do veleiro sloop, que consiste de uma vela principal, ou genoa, uma vela de estai e bujarrona.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho

Velas são medidas de acordo com as condições de uso predominantes. Tamanhos são determinados pelo overlap, uma porcentagem de quão distantes após o mastro as velas se sobrepõem. O overlap da vela recomendado para águas com ondas oceânicas de superfície, menos da metade do tempo e com ventos de 13 nós ou menos, é uma genoa com 140 a 155 por cento. Se ondas oceânicas de superfície estão presentes mais da metade do tempo, e os ventos variam de 14 a 20 nós, 125 a 135 por cento é o melhor. Se as ondas oceânicas de superfície estão presentes a maioria do tempo, e a média de vento é de 18 nós ou mais, a melhor opção é uma vela de estai funcional, também conhecida como blaster, com 90 a 110 por cento.

Tecido dacron premium e standard

As duas primeiras categorias de velas de tecido dacron são standard e premium. O dacron standard é o material de vela normal encontrado em velas feitas em fábricas, e é tecido de modo livre, folgado. Essas velas são boas, quando se trata de velas para uso normal. Entretanto, elas são desenhadas para durar somente uma ou duas estações. As velas de dacron premium são tecidas de modo firme, com fios mais fortes e uma pequena quantidade de resina no tecido, fazendo com que elas sejam mais fáceis de manusear e uma melhor escolha para velejar no geral.

Dacron quadriculado e marblehead

Velas de dacron marblehead fornecem o mais firme tecido de dacron. Estas velas são livres de resina e feitas usando fios de polietileno tereftalato, fazendo-as duráveis e recomendadas para navegação no oceano. Velas de dacron quadriculado são duráveis, têm alta performance em corridas em geral, e tem uma aparência prestigiosa, o que explica o seu custo. Ambas velas são manufaturadas para visando durabilidade.

Velas laminadas

Para uma marinheiro sério, que precisa das velas mais fortes e de melhor performance para corrida, velas laminadas são o que há. Elas são construídas com uma combinação de tecido e filme, que resiste a alongamentos e furos. A diferença entre velas laminadas e de dacron está no peso e velocidade da vela, fazendo as laminadas a melhor escolha para corredores sérios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível