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As melhores vitaminas para reparar cartilagens

Atualizada April 17, 2017

As melhores vitaminas para a reparação da cartilagem podem ajudar a melhorar sua saúde e função articular. As vitaminas precisam ser incluídas como parte de uma dieta bem equilibrada para ajudar seu corpo a reparar-se corretamente, de acordo com o departamento de Ortopedia e Medicia do Esporte da Universidade de Washington. Uma vez que os remédios são naturais, é preciso tempo para ver os resultados. Verifique com seu médico antes de iniciar um novo regime de consumo de vitaminas.

Vitaminas podem raparar as cartilagens (vitamins image by Wojciech Gajda from Fotolia.com)

Vitamina A

A vitamina A ajuda a formar e manter saudáveis os tecidos ​​de todo o corpo, de acordo com o National Institutes of Health (Institutos Nacionais de Saúde, em português). Este nutriente atua como um antioxidante no organismo, combatendo os radicais livres que podem danificar células do seu corpo. A vitamina A vem na forma de suplemento, por si só ou como parte de uma fórmula multivitamínica. Ela também pode vir em pó e ser usada em sua bebida. Ajude o reparo de suas cartilagens consumindo uma variedade de alimentos contendo vitamina A. As fontes animais incluem óleo de halibute (ou alabote) ou de bacalhau, carnes de órgãos, como fígado e rins, e laticínios. Queijo, leite, creme de leite e ovos fornecem grandes quantidades de vitamina A. Fontes vegetais dessa vitamina incluem frutas coloridas e vegetais como pimentão, cantalupo, tomate, brócolis, damasco, batata doce, toranja rosa, cenoura, abóbora e folhas verdes.

Vitamina C

A vitamina C desempenha uma variedade de funções em seu corpo. Ela é importante na reparação e crescimento dos tecidos em seu corpo. Ajuda a formar o colágeno, uma proteína necessária para a formação de tendões, ligamentos e vasos sanguíneos. Além disso, essa vitamina é essencial para a reparação da cartilagem, de acordo com o National Institutes of Health. Como é uma vitamina solúvel em água, o corpo não é capaz de armazenar esse nutriente. Você precisa repor essa vitamina diariamente através de sua dieta ou de suplementos. Fontes alimentares de vitamina C incluem frutas e vegetais. As mais ricas quantidades deste nutriente reparador de cartilagens são encontradas em frutas e sucos cítricos como cantalupe, melancia, mamão, abacaxi, manga e frutas "berries". Elas incluem morangos, framboesas, arandos e mirtilos. Vegetais ricos em vitamina C incluem batata doce, tomate, pimentão verde e vermelho, abóbora, couve-flor, repolho, couve-de-bruxelas, brócolis e folhas verdes. Essas últimas podem ser couve, acelga, alface vermelha, chicória, nabo e folhas de dente-de-leão e de mostarda.

Vitamina D

A vitamina D ajuda a construir cartilagens e ossos fortes. Seu corpo armazena esse composto em seu tecido adiposo. Isso significa que você não precisa repor o nutriente diariamente. De acordo com o National Institutes of Health, essa vitamina ajuda o corpo a absorver cálcio. A falta deste nutriente pode causar artrose. A vitamina D vem em forma de suplemento, como parte de um multivitamínico ou por si só. Tomar sol estimula a produção dese composto em seu corpo. Comer alimentos ricos nesse nutriente é outra opção. Fontes alimentares ricas nessa vitamina incluem peixes, ostras, margarina e alimentos fortificados, que incluem cerais e leite. Laticínios, como queijo, manteiga e creme de leite também contêm grandes quantidades desta importante vitamina.

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