Vida

Quem são os membros da OMC?

Escrito por philip sim | Traduzido por jesse mourao
Quem são os membros da OMC?

A OMC é um fórum para que os governos venham estabelecer acordos sobre comércio e tarifas

Andreas Rentz/Getty Images News/Getty Images

Em julho de 2008, a Organização Mundial do Comércio tinha 158 membros, incluindo os estados soberanos e as organizações intergovernamentais. Alguns países não são membros plenos, mas tem a permissão de assistir às reuniões da OMC para acompanhar os eventos e decisões importantes que poderiam afetá-los. Apenas alguns poucos países não têm nenhum envolvimento com a Organização Mundial do Comércio.

Outras pessoas estão lendo

Governos membros

Mais de 150 países são membros da Organização Mundial do Comércio, muitos dois quais se tornaram membros plenos quando a organização foi formalmente fundada em 1 de Janeiro de 1995. Este grupo tinha crescido lentamente durante a existência do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), que começou em 1948, com 23 dos poderes mais importantes do mundo, e terminou em 1995, com 123 membros. Este grupo inclui a maioria das nações reconhecidas em todo o mundo, incluindo praticamente todas as potências ocidentais e europeus. A China ingressou em 2001, e a Rússia é a única grande potência que não é um membro pleno.

Governos observadores

Um número de Estados que não atingiram a plena adesão são autorizados a participar como "observadores" da Organização Mundial do Comércio. Entre esses membros estão alguns países problemáticos do Oriente Médio, como o Iraque e o Afeganistão, e também alguns dos principais atores políticos e econômicos - como a Rússia. As negociações de adesão do país que controla grande parte do petróleo e gás da Europa começou em 1993, mas em 2011 ainda não haviam chegado a nenhuma conclusão.

Estados com dupla membresia

Uma série de organizações intergovernamentais também está representada formalmente na OMC, o que tecnicamente dá a seus estados-membros uma dupla presença na organização. A União Europeia é um membro pleno, tendo ingressado em 1995, ao mesmo tempo que muitos de seus estados constituintes. Isso significa, por exemplo, que os interesses da França estão representados duas vezes -- seus interesses nacionais por seus próprios delegados e seus interesses europeus pelos delegados da UE. Outras organizações intergovernamentais como a ONU, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional tem o status de observador, para que possam estar a par das negociações e avanços.

Não-membros

O que é mais notável do que os membros que participam da Organização Mundial do Comércio é o grupo relativamente pequeno de países que não são membros de nenhuma forma. A maior parte desse grupo é formada por territórios e protetorados, como as Ilhas Cayman e Ilhas Virgens dos EUA, mas há algumas exceções notáveis ​​-- a Somália e o Turcomenistão, dois países geograficamente grandes e populosos que não têm nenhum envolvimento com a OMC. O Estado Comunista da Coreia do Norte foi aceito na ONU em 1991, mas nunca se submeteu a qualquer forma de inclusão na OMC.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media