O que é meme

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é meme
Pode ser um vídeo, áudio ou foto, mas também se aplica a imagens, palavras ou frases (Reprodução Internet)

A internet é uma ferramenta que conecta usuários em distintos lugares do planeta. Não é à toa que o termo internet signifique rede mundial de computadores. O maior conglomerado de redes de comunicação já criado pelo homem reduziu distâncias antes intransponíveis. Nesse contexto, é compreensível que elementos como textos, fotos, áudio ou vídeos se espalhem quase que instantaneamente de um canto do planeta a outro. É justamente esse o conceito de meme: uma ideia (pode ser apenas uma palavra ou frase) que se espalha rapidamente pela rede, acessível a milhões de pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Surgimento

O conceito de meme tem origem na teoria criada pelo escritor e biólogo evolucionista britânico Richard Dawkins. Em seu livro "O Gene Egoísta", publicado em 1976, Dawkins defende que o meme é a unidade básica da memória que o ser humano transmite conscientemente para seus descendentes. O primeiro meme surgiu em 1998, quando um rapaz de 24 anos, Joshua Schachter, criou um serviço online em que os usuários poderiam compartilhar links interessantes. Mas foi só no ano 2000 que o termo foi aplicado como sinônimo para os fenômenos da internet.

Tipos de meme

Hoje, o termo está consolidado para se referir a tudo aquilo que é reproduzido diversas vezes até se espalhar rapidamente entre os internautas. Um meme pode assumir diversos tipos. Entre os mais comuns estão os desenhos em preto e branco como a caricatura "Trollface". Outro tipo comum são fotografias reais adaptadas para desenho. Ou também vídeos repetidos à exaustão, como o famoso Nyan Cat, criado a partir de uma imagem de um gato desenhado em 8 bits. Por fim, há o meme-bordão, como o "Ai, como eu tô bandida", que se espalhou a partir de um programa de humor da TV brasileira.

Usos dos memes

O rápido crescimento dos memes chama a atenção de empresas privadas, anunciantes, publicitários e pesquisadores. Todos eles acreditam que existem grandes oportunidades de negócios a partir dos memes. Pesquisadores norte-americanos criaram modelos que conseguem prever quais memes conseguirão se espalhar pela internet. Mas os resultados ainda não são conclusivos. Empresas privadas apostam no marketing viral, produzindo vídeos e imagens que sirvam para publicidade de massa. O meme é visto como um bom negócio por ser relativamente barato e se espalhar muito rapidamente, atingindo um grande número de consumidores.

Memes famosos

Desde que foram criados, uma série de memes se tornaram famosos entre os internautas do mundo todo. Alguns dos mais compartilhados até hoje são os memes "Lolcats", que reproduzem imagens reais de gatos felizes com palavras como "Gatos ninjas" ou "É uma armadilha". Outro meme muito compartilhado foi o desenho do físico Neil deGrasse Tyson que ficou conhecido como "Ui". Sem contar na paródia de uma canção do grupo paranaense Banda Mais Bonita da Cidade. Pela internet existem diversos sites para que você também crie um meme. Quem sabe ele pode cair no gosto dos internautas e virar o novo sucesso da web.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível