Tecnologia

O que é a memória principal em um computador?

Escrito por john landers | Traduzido por rodrigo avellar
O que é a memória principal em um computador?

A memória principal de um computador é muito importante

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

A memória principal em um computador é chamada de Memória de Acesso Aleatório, ou RAM (Random Access Memory). Ela é a parte do computador que armazena o software do sistema operacional, os aplicativos de software e outras informações para que a unidade central de processamento (CPU, Central Processing Unit) tenha acesso rápido e direto, quando necessário, para executar as tarefas. Ela é chamada de "acesso aleatório" porque a CPU pode ir diretamente para qualquer seção da memória principal, ou seja, não precisa processar em uma ordem sequencial. A RAM é um dos tipos mais rápidos de memória e tem a capacidade de permitir que os dados sejam lidos e gravados. Quando o computador é desligado, todo o conteúdo existente na RAM é eliminado. A memória principal está disponível em dois tipos: Memória de Acesso Aleatório Dinâmico (DRAM, Dynamic Random Access Memory) e Memória de Acesso Aleatório Estático (SRAM, Static Random Access Memory).

Outras pessoas estão lendo

Processo

A unidade central de processamento é um dos componentes mais importantes no computador. É onde várias tarefas são realizadas e um resultado é gerado. Quando o microprocessador conclui a execução de um conjunto de instruções e está pronto para executar a próxima tarefa, ele recupera as informações necessárias da RAM. Normalmente, as instruções incluem o endereço onde as informações, prontas para serem lidas, estão localizadas. A CPU transmite o endereço ao controlador da RAM, que realiza o processo de localizar o endereço e ler os dados.

DRAM

A memória de acesso aleatório dinâmico (DRAM) é o tipo mais comum de memória principal em um computador. É uma fonte de memória prevalecente em PCs, bem como em estações de trabalho. A memória de acesso aleatório dinâmico está restaurando constantemente quaisquer informações mantidas na memória. Ela atualiza os dados enviando milhões de pulsos elétricos por segundo para a célula de armazenamento de memória.

SRAM

A memória de acesso aleatório estático (SRAM) é o segundo tipo de memória principal em um computador. Ela é comumente usada como uma fonte de memória em dispositivos integrados. Os dados mantidos na SRAM não têm de ser atualizados continuamente. As informações nessa memória principal permanecem como uma "imagem estática" até serem substituídas ou excluídas quando a energia for desligada. Como a SRAM é menos densa e consome menos energia quando não está em uso, ela é uma opção melhor que a DRAM para determinados usos, como os caches de memória localizados nas CPUs. Por outro lado, a densidade da DRAM a torna uma opção melhor para a memória principal.

RAM adequada

Geralmente a CPU é considerada o elemento mais importante no desempenho de um computador pessoal. A RAM provavelmente vem em segundo lugar. Ter uma quantidade adequada de RAM tem um efeito direto sobre a velocidade do computador. Um sistema sem memória principal suficiente para executar seus aplicativos precisa depender do sistema operacional para criar recursos de memória adicionais do disco rígido pela "troca" de dados entre o disco e a memória. Quando a CPU deve recuperar dados do disco e não da RAM, esse processo desacelera o desempenho do computador. Muitos jogos, programas de edição de vídeo ou gráficos exigem uma quantidade significativa de memória para funcionarem a um nível ideal.

Requisitos do sistema

Ter memória principal adequada em um computador começa com atender à quantidade recomendada de memória para o sistema operacional. O Windows Vista Basic requer no mínimo 512 MB de RAM. Muitos especialistas em computadores sugerem no mínimo 1 GB. O requisito mínimo para o Windows Home Premium, Business e Ultimate é de 1 GB. O MAC OS 10.5 tem um requisito mínimo de 1 GB de memória principal.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media