Memórias de computador: Baixa Vs. Alta densidade

Escrito por jasmine carpenter | Traduzido por eduardo duarte
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Para identificar a diferença entre as memórias de baixa e alta densidade do computador, lembre-se que as especificações dos pentes de memória não são iguais. A maioria dos computadores modernos é compatível com as de baixa densidade, que contêm cerca de dezesseis pequenas RAMs (Random Access Memory) (memória de acesso aleatório) montadas em um DIMM (Dual Memory Module In-Line) (módulo de memória em linha dupla). As memórias de alta densidade contêm oito ou mais chips de memória RAM, mas estes nem sempre são compatíveis com certos sistemas de computadores.

Outras pessoas estão lendo

História

As memórias de baixa densidade têm mais vantagens sobre as de alta densidade, pois são capazes de acessar dados mais rapidamente, enquanto as memórias de alta densidade devem ordenar grandes quantidades de dados para encontrar o que precisam. Nem todas as placas-mãe suportam memórias de alta densidade e quase todos os principais fabricantes de placas-mãe projetam suas placas para usar as memórias de baixa densidade.

Se você instalar uma memória de alta densidade em uma placa-mãe que não seja compatível, ela não irá funcionar ou irá reconhecer apenas uma porção da memória. No entanto, o benefício do uso de memória de alta densidade é que permite fazer overclock no seu computador, ou seja, ter um melhor desempenho.

Importância

Quando os fabricantes de computador criam novos computadores, eles tentam embutir suporte às densidades de chip DRAM atualmente disponíveis. A densidade da memória é muito importante, porque cada chip de memória RAM possui várias pequenas células onde cada uma armazena um bit de informação. Por exemplo, um chip de 64 Mbit é capaz de reter 64 milhões de bits de dados.

Tipos

A maioria dos computadores é projetada para suportar diversas tecnologias de memória e você deve aprender a reconhecer os tipos de memória RAM a partir de suas formas e tamanhos. Contaro número de pinos e encaixes nos pentes de memória, incluindo a identificação dos números de série dos chips de memória RAM, irá ajudá-lo a distinguir se elas são de baixa ou alta densidade.

Por exemplo, os DIMMs são amplamente utilizados em sistemas de computadores novos e são preferidos pela indústria. Um DIMM tem 168 pinos, além de dois encaixes na parte inferior do pente, e suporta barramento de 64 bits. Os DIMMs também contêm vários chips de memória RAM e o módulo é projetado para se conectar a um soquete próprio na placa-mãe do computador.

Objetivo

É importante saber que a tecnologia mais antiga de memória de computador não foi projetada para suportar uma memória nova, mais rápida ou de alta densidade. Além disso, a memória de baixa densidade custa muito menos do que a de alta densidade e atualizar a memória RAM do seu computador vai fazer o seu processador funcionar melhor. Se você planeja fazer um upgrade da memória RAM, consulte a documentação do computador para obter informações sobre o tipo de memória que o sistema utiliza.

Benefícios

Você vai notar mudanças significativas no desempenho do computador, além de poder abrir várias aplicações ao mesmo tempo sem ter problemas de memória, e se você navegar na Internet, o navegador irá exibir as páginas muito mais rápido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível