Saúde

Como memorizar de forma rápida e lembrar-se de mais coisas

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fabiana silva
Como memorizar de forma rápida e lembrar-se de mais coisas

Mantenha seu cérebro afiado e aprenda como memorizar mais rápido e a lembrar-se de mais coisas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Melhorar sua memória pode auxiliá-lo a memorizar mais rápido e lembrar-se de mais coisas. Uma memória melhor pode ajudá-lo a recordar com mais rapidez de nomes, fatos, datas, eventos históricos, discursos e outras informações. A repetição é a chave para melhorar e reter sua memória. Pense no cérebro como um músculo que precisa ser exercitado. Se você não mantiver seu cérebro flexível, sua agilidade mental diminui. Existem várias técnicas para ajudá-lo a memorizar coisas mais rápido e a se lembrar de muito mais informação.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Conecte. Faça conexões com o que você já sabe para memorizar mais rapidamente. Quando conhecer pessoas novas, recorde-se de pessoas que você já conhece. Isto vai ajudá-lo a lembrar-se do nome da pessoa que você acabou de conhecer. Se você conhecer alguém chamado Pedro, lembre-se de outro Pedro enquanto olha para ele. Pense numa pessoa famosa com o mesmo nome. Seu cérebro armazena informações em uma teia de ideias conectadas. Conecte o novo material com o antigo. Se você estiver estudando para uma prova, pense em como este material está relacionado com algo familiar e fale em voz alta. Faça observações em voz alta, como "Ah, aquela célula se parece com uma pastilha!" ou "Portanto, a trajetória tem de ser como um arremesso de basquete". Se você estiver memorizando um discurso, comece-o com uma informação fácil de ser lembrada. Pode ser uma história ou uma citação favorita. Então, estruture o discurso com base em uma série de conexões mentais relacionadas.

  2. 2

    Visualize. Visualize o conceito para memorizar mais rápido e lembrar-se de mais coisas. Faça um retrato mental do objeto que você deseja se lembrar. Imagine como ele se parece, se você pode sentir seu cheiro ou tocá-lo. Para se lembrar de nomes, imagine o rosto da pessoa e repita mentalmente o nome várias vezes. Faça uma conexão visual absurda que faça-o rir. A cabeça de Ana tem o formato de uma maçã, por exemplo. Se você estiver memorizando um fato para uma prova, faça um esboço num gráfico ou diagrama ou desenhe. Você conseguirá lembrar-se mais do diagrama ou desenho que de um parágrafo ou explicação. Se você estiver memorizando um discurso, desenhe um símbolo ao lado de cada ponto ou mudança importante em seu resumo ou manuscrito.

  3. 3

    Cante a informação. Produza e reproduza a informação em voz alta, para memorizar mais rapidamente. Repita o que você quer se lembrar sozinho, sem ajuda, consultando suas anotações quando for necessário. Reproduza as informações até que você consiga lembrar-se de tudo, sem medo. Você aprende mais rapidamente quando produz algo sozinho. Elabore verbalmente o discurso que você quer memorizar. Crie um manuscrito verbal e memorize-o, caso queira discursar sem a ajuda de anotações. Lembre-se de nomes facilmente falando e repetindo o nome da pessoa no momento em que você a conhece. Siga este padrão: "Olá, Sara! Prazer em conhecê-la, Sara. Sara, você..." Você simplesmente repete o nome três vezes tendo o rosto da pessoa em mente.

  4. 4

    Escreva. Reproduza a informação escrevendo-a para lembrar-se mais. Se você for um aluno visual, reproduza por escrito e através de símbolos e desenhos as informações que deseja memorizar ou se lembrar. Não haverá prejuízo nenhum se você ouvir as informações ou reproduzi-las em voz alta, mas lhe será muito mais útil se você anotá-las e visualizá-las. Faça uma pergunta relacionada à linguagem quando conhecer alguém. Por exemplo, quando conhecer alguém siga este padrão e pergunte: "Sara, como se soletra seu nome? Com ou sem h?". Visualize a grafia em sua mente. Faças seus próprios cartões de memória (flashcards) medindo 2,5 cm x 13 cm e revise-os enquanto estiver no trânsito ou em uma fila. Quanto mais você repetir estes processos, mais rápido você irá memorizar.

  5. 5

    Ironize. Use trocadilhos e frases fáceis de lembrar para memorizar com rapidez. Junte sons familiares, especialmente se estiver aprendendo outro idioma. Crie uma frase engraçada mas que o ajude a lembrar do significado. Para se lembrar de nomes, faça, mentalmente, uma rima do nome com a característica da pessoa como, por exemplo, Manuela magrela ou João alemão.

Dicas & Advertências

  • A repetição é fundamental para a memorização. Se você quiser memorizar mais rapidamente, repita mais.
  • Evite superlotar sua memória. Um intervalo entre as repetições é importante para a melhoria de longo prazo da memória. Se você quiser se lembrar de algo além do dia seguinte, faça um intervalo entre as repetições.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media