×
Loading ...

Como memorizar poemas rapidamente

Atualizado em 17 abril, 2017

Guardar um poema em sua memória pode ajudá-lo a apreciar seu significado. Além disso, você descobrirá novos aspectos e questões a cada vez que recitá-lo. A memorização também pode ajudá-lo a compreender o ritmo do poema. Ao completar esse exercício, ouvir o poema em sua mente ajudará a entender tanto a estrutura quanto o fluxo da obra.

Instruções

Um verso memorizado seguirá com você por anos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Divida o poema em partes menores, seja em versos ou dísticos. Memorize em ordem sequencial e antes de passar para o próximo verso, para que não haja confusão. Aprender e decorar aos poucos o deixará mais confiante e será menos complicado do que a tentativa de memorizar o poema inteiro de uma só vez.

    Loading...
  2. Perceba o esquema de ritmo da obra, o que ajudará a agrupar o poema de acordo com os ritmos de suas estrofes. Se você não consegue lembrar de uma estrofe que termina com a palavra "parede" você pode lembrar que ela está junto com uma estrofe cujo verso termina em "rede". Isso refresca a memória e ajuda a lembrar do poema.

  3. Reescreva o poema repetidas vezes. Copiar os versos com a própria mão faz com que você absorva o poema de maneira mais forte do que se simplesmente lesse várias vezes. Faça um teste e escreva as partes que já estão memorizadas. Em seguida, escreva e reescreva aquelas mais difíceis de decorar.

  4. Ouça o poema. Você pode usar um gravador e registrar a própria voz ou, ainda, encontrar alguma gravação do poema na internet. Ouvi-lo várias vezes ajuda a memorizar mais rapidamente.

  5. Avalie o significado do poema. Caso trate-se de uma estrutura narrativa, ou seja, conte uma história, será mais fácil de decorar os eventos na sequência em que ocorrem. Caso o poema reúna uma série de observações sobre a vida e depois ofereça uma conclusão, também pode ser mais fácil de memorizar. Enquanto estiver comprometido com a memorização do poema, pense em por que ele foi escrito, qual seu significado e o que motivou o poeta a escolher determinadas passagens.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...