×
Loading ...

Como memorizar um soneto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma maneira de impressionar seus amigos fãs de literatura é recitando poesia com precisão. Nenhuma forma poética é mais respeitada do que o tradicional soneto. Se você o memorizar e o recitar para uma pequena reunião, certamente atrairá a atenção. Ao utilizar truques de memória simples, poderá memorizar um soneto e recitá-lo com ímpeto e entusiasmo.

Instruções

Decorar um poema pode ser simples. (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Lembre-se que um soneto é um poema concebido em torno da forma. Cada um que você encontrar será composto por uma única estrofe corrida de apenas 14 linhas.

    Loading...
  2. Leia o soneto várias vezes para se certificar de que entendeu o significado do poema antes de começar a memorizá-lo. Sua capacidade de lembrar será consideravelmente reforçada por sua compreensão do texto.

  3. Determine o esquema de rimas do soneto. Pense no tinido do final de cada linha como uma ímã que o atrairá de volta caso comece a sentir que não consegue se lembrar das palavras exatas.

  4. Descubra a métrica do soneto. Assim como a rima, este é um som de sílabas tônicas e átonas dentro de cada linha poética que serão regularmente e previsivelmente repetidas ao longo do poema.

  5. Memorize o poema em 3 blocos de 4 linhas e um bloco final de 2 linhas. Isso é útil porque a maioria dos sonetos têm temas inter-relacionados dentro destes grupos de linhas específicas.

  6. Dê-se tempo suficiente para garantir que o poema venha facilmente à mente. Colocar muita pressão sobre seu poder de memorização pode causar estresse desnecessário e aumenta as chances de esquecer o que já se sabe.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...