Memory Maker: software gratuito para organizar e editar fotos

Escrito por j.t. barett | Traduzido por rodrigo castilhos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Memory Maker: software gratuito para organizar e editar fotos
Encontre um software online completo e gratuito para editar e compartilhar fotos (Barry Austin Photography/Lifesize/Getty Images)

Os fotógrafos profissionais e artistas gráficos dependem de um software comercial completo como o Adobe Photoshop CS5 para retocar as fotos. Entretanto, os amadores querem organizar, editar e compartilhar fotos sem ter que gastar centenas de reais em um software profissional. Os programas disponíveis online fornecem isso, não sendo necessário gastar nenhum centavo para usá-los.

Outras pessoas estão lendo

Software acessório

Incluído com cada cópia do Microsoft Windows 7 há um programa acessório chamado Paint; com ele, os usuário criam e editam arquivos gráficos, inclusive fotos digitais. Utilizando esse programa, é possível recortar as fotos, mudar seu tamanho e adicionar texto para comentários. Ele não tem funções sofisticadas de retoque, como a eliminação de olhos vermelhos, mas funciona bem com tarefas simples.

Na nuvem

O Adobe oferece um serviço gratuito online chamado Photoshop Express. Usando seu navegador, faça upload das suas fotos digitais para o Photoshop Express e use-o para editar e organizar as fotos em galerias e apresentações de slides. Esse programa é executado exclusivamente no seu navegador, não sendo necessário manter nenhum software no seu PC. Suas funções de edição incluem a conversão de fotos para preto-e-branco, retocar manchas e suavizar o foco de uma imagem. Uma conta do Photoshop Express vem com 2 GB de espaço de disco rígido para trabalhar.

O software Picasa do Google combina um programa para PC e um serviço online para compartilhamento e organização de fotos. O Picasa oferece um download gratuito que funciona com Windows 7, OSX e Linux. Esse software possui capacidades de edição sofisticadas que incluem o retoque de olhos vermelhos, realce de cor e recortes. O Picasa Web Albuns é um serviço gratuito no qual é possível organizar e compartilhar suas fotos online. A tecnologia de reconhecimento facial torna possível encontrar e marcar as fotos de acordo com as pessoas presentes.

Open Source (Código aberto)

A comunidade desenvolvedora do software de código aberto oferece programas de edição de fotos para downloads gratuitos. Entre eles está o GIMP, um editor de gráficos completo. Ele funciona com os sistemas operacionais Windows 7, Mac, OSX e Linux e dispõe de uma grande base de usuários ativos. Usar esse software pode corrigir problemas com olhos vermelhos, remover manchas da pele e realizar outras operações sofisticadas de retoque, além de funções valiosas como recorte e mudança de tamanho.

Diferentemente do Windows 7, o OSX da Apple não inclui um software acessório de gráficos para o Macintosh. Entretanto, um grupo de código aberto chamado Soggy Waffles distribui um programa gratuito chamado Paintbrish. Similar à função do programa MacPaint que vem com os computadores Macintosh originais, o Paintbrush serve como um editor gráfico básico, capaz de mudar o tamanho, recortar e adicionar elementos gráficos simples aos arquivos de foto.

Aplicativos móveis

Além dos formulários baseados nos navegadores, o Picasa e o Photoshop Express oferecem versões móveis dos seus serviços. Eles suportam os sistemas operacionais iOS e Google Android. Como os computadores, estes aplicativos gratuitos facilitam o compartilhamento de fotos online.

Os dispositivos móveis da Apple, como o iPhone e o iPad, vêm com um software de galeria e edição de fotos simples como parte do sistema operacional iOS. Com o lançamento do iOS 5, os aplicativos de fotos recortam e melhoram as fotos digitais, eliminando também os olhos vermelhos. Crie álbuns personalizados com esse aplicativo para visualizar as fotos manualmente ou automaticamente com uma apresentação de slides.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível