Mais
×

Como saber que a menopausa está chegando

Atualizado em 20 julho, 2017

A menopausa é o fim do ciclo menstrual da mulher devido à menor produção de progesterona e estrogênio pelos ovários. O ciclo sem ciclo é de um ano e é nesse ponto que você sabe que entrou na menopausa. Aprenda os outros sinais de que essa hora está chegado.

Instruções

O primeiro sinal da menopausa são as ondas de calor (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)
  1. Você tem ondas de calor. O sintoma mais familiar é a sensação repentina e desconfortável de calor que se espalha rapidamente pelo corpo. Chamada de "onda de calor", ela é um dos primeiros sintomas a alertar para o fato de que a menopausa está chegando. Há ainda uma versão noturna das ondas de calor, chamada de "suores noturnos", que literalmente acorda algumas mulheres.

  2. Irregularidades menstruais são muito comuns quando a menopausa está chegando. Devido a irregularidades hormonais, a menstruação vai flutuar entre vir com mais frequência e vir cada vez mais tarde. Ela primeiro virá mais forte que o normal e depois virá cada vez mais leve, ao ponto de não vir em alguns meses. O médico pode desejar registrar essa atividade.

  3. Insônia. Você passa a maior parte da noite se revirando na cama, vítima de insônia. Saber que tem de levantar no dia seguinte não ajuda. Quando a menopausa está chegando, você dorme menos e, quando dorme, descobre que ao acordar tem vontade de dormir mais.

  4. Cansaço. Você vai começar a se sentir enormemente cansada com frequência, o que se deve às grandes perturbações do sono que fazem com que se sinta fatigada e exausta a maior parte do tempo.

  5. Problemas cognitivos. Você vai começar a se perguntar onde está com a cabeça a maior parte do tempo. Perda de memória e problemas de concentração devido à carência de sono são normais. Você pode levar mais tempo para completar tarefas que julgava fáceis, se conseguir completá-las. Para lidar com isso, pode ser uma boa opção aprender técnicas de relaxamento e exercícios de respiração profunda para ajudá-la a se sentir melhor.

  6. Odores. Durante essa época, é provável que você experimente um crescimento dos odores corporais. Sua transpiração, antes inodora, agora tem odores desagradáveis, o que pode ser corrigido por meio do uso de um sabonete antibacteriano no banho, que ajuda a matar as bactérias que se formam na pele e produzem o odor.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article