Menopausa cirurgicamente induzida e libido

Escrito por candace webb | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Menopausa cirurgicamente induzida e libido
A menopausa causa sintomas desagradáveis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Mulheres que entram na menopausa por meio de uma cirurgia costumam enfrentar o surgimento repentino de sintomas que a menopausa naturalmente induzida apresenta gradualmente ao corpo. A libido pode ser afetada após a cirurgia de indução, o que pode ser frustrante; porém, entender as razões do impacto e o quanto ele pode durar pode ajudar a aliviar esse sentimento.

Outras pessoas estão lendo

Menopausa induzida

O termo "menopausa induzida" é usado quando a condição é forçada por razões médicas, incluindo certos medicamentos e doenças. Porém, a causa mais comum é a cirurgia. Para muitas mulheres que realizaram o procedimento, a menopausa cria uma série de sintomas repentinos, porque elas não puderam passar pela perimenopausa gradual até chegar na menopausa. Toda a função dos ovários é perdida na menopausa induzida cirurgicamente.

Desejo sexual

Enquanto cada mulher passa por diferentes níveis de desconforto ou sintomas ao entrar na menopausa, a maioria das mulheres que realizam a cirurgia de indução sofrem sintomas que incluem ondas de calor e uma redução significativa do desejo sexual.

Causas

Há muitos fatores que contribuem para a perda de desejo sexual após a menopausa cirurgicamente induzida. Um procedimento que elimina imediatamente todas as funções dos ovários (uma vez que eles são removidos) cria uma queda brusca dos hormônios produzidos nesses órgãos. Essa redução de hormônios cria uma perda de desejo sexual em muitas mulheres. A redução de estrogênio que ocorre quando os ovários não existem mais pode criar sintomas vaginais sérios, incluindo ressecamento severo, o que torna a ideia de atividade sexual desagradável. Além disso, a atrofia nas paredes vaginais pode ocorrer, causando redução na sensibilidade, bem como irritação após o contato sexual. Isso pode reduzir o desejo de uma mulher. A menopausa induzida, às vezes, faz com que o clitóris seja afetado, o que pode reduzir as sensações.

Libido aumentada

Para algumas mulheres, a libido aumenta após a menopausa cirurgicamente induzida, porque elas finalmente se livram da dor pélvica, dos sangramentos e das cólicas que levaram à cirurgia. Isso pode criar um estado mental no qual a mulher se sente confortável e um aumento mensurável da libido.

Tratamento

Mulheres que passaram por uma diminuição do desejo sexual depois de uma cirurgia de indução à menopausa podem consultar um médico para fazer tratamento. Muitas vezes, um curso de medicamentos desenvolvidos para substituir os hormônios dos ovários retirados são prescritos; porém, para algumas mulheres, particularmente as que têm câncer, a terapia hormonal não é recomendada. Além desta terapia, mulheres cujo desejo sexual tenha diminuído devido à menopausa induzida cirurgicamente podem consultar um terapeuta sexual ou psicólogo para ajudar com a transição ao estado menopausal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível