Menopausa induzida por drogas

Escrito por paul parsons | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Menopausa induzida por drogas
Alguns medicamentos quimioterapêuticos induzem uma menopausa repentina (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A menopausa induzida por drogas ocorre quando a produção de hormônios pelos ovários é afetada pela quimioterapia, radiação ou outros medicamentos. Isso também pode ocorrer quando ambos os ovários são removidos cirurgicamente. Os sintomas da menopausa induzida podem ser muito maiores do que na menopausa natural pois elas têm uma parada repentina da produção de hormônios. Essas mulheres não passam pelos mesmos sintomas das mulheres que têm o declínio gradual da produção de estrogênio e progesterona que ocorre na menopausa natural.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Os sintomas da menopausa induzida por drogas são basicamente os mesmos da menopausa natural, exceto que eles são repentinos e podem ser graves. O corpo não teve chance de se acostumar com o declínio natural da produção de hormônios e, em vez disso, é forçado a passar por uma alteração muito traumática dentro de poucos minutos. Os sintomas de menopausa induzida por drogas incluem sudorese noturna, alterações de humor, diminuição da libido, irritabilidade, afrontamentos, depressão, ansiedade e fornicação (a sensação de ter algo rastejando sobre você).

Características

A menopausa induzida por drogas pode causar sintomas que parecem insuportáveis, mas a boa notícia é que esse tipo de menopausa usualmente não chega nem perto de durar o tanto que a menopausa natural dura. Outro prognóstico positivo da menopausa induzida por drogas é que a habilidade de gravidez acaba quando a menopausa se estabelece pois não ocorrerá mais produção de óvulos pelos ovários. Isso pode prevenir gestações acidentais que são vistas algumas vezes durante a menopausa natural.

Quimioterapia

Existem vários tipos de medicamentos quimioterapêuticos que causarão menopausa induzida por drogas. Seu médico deverá discutir a possibilidade de menopausa induzida por drogas quando ele esclarecer o tipo de quimioterapia pela qual você irá passar. Se a menopausa induzida por drogas for uma possibilidade, deve ser iniciado um tratamento precoce para ajudar a prevenir os efeitos colaterais comuns nessa condição.

Tratamento

A terapia de reposição hormonal (TRH) é a forma mais comum de tratamento para os sintomas da menopausa induzida por drogas. O premarin é provavelmente um dos medicamentos mais prescritos no mercado, mas existe também a opção mais conveniente de um adesivo que pode ser usado um vez por semana além de um anel vaginal que é usado para terapia de reposição hormonal. Se você prefere alternativas naturais, a erva baga negra tem se mostrado capaz de diminuir os sintomas de afrontamento e sudorese noturna associados com a menopausa.

Alertas

O uso da terapia de reposição hormonal tem se mostrado responsável por um aumento no riscos de doença cardíaca e de câncer de mama. A maioria dos médicos recomenda o uso de terapia de reposição hormonal apenas por cinco anos ou menos. Existem poucos riscos conhecidos de efeitos colaterais da erva baga negra, desde que tomada com moderação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível