O que é mensalão

Escrito por juliana sakae
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é mensalão
O escândalo do mensalão foi um esquema de compra de parlamentares denunciado durante o governo Lula (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Uma das maiores crises políticas da História do Brasil, o escândalo do mensalão, como ficou conhecido, aconteceu durante o governo Lula. Basicamente, o esquema funcionava a partir de pagamentos feitos a deputados federais para que estes favorecessem os projetos da base do governo. Segundo denúncias, os pagamentos eram feitos religiosamente todos os meses, daí o nome mensalão. O escândalo veio à tona a partir de uma denúncia feita pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), em 2005. Desde então, o caso foi investigado pela Procuradoria da República. No final de 2012, o STF (Superior Tribunal Federal) condenou 25 réus, absolveu 12 acusados e determinou que um réu deverá ser julgado em tribunal de primeira instância.

Outras pessoas estão lendo

Antecedentes

Um ano antes de estourar o caso do mensalão, diversas notícias na mídia nacional já apontavam casos aparentemente isolados de compra de votos de parlamentares. Em setembro de 2004, a revista VEJA publicou uma reportagem denunciando a aliança entre os partidos PT e PTB mediante compra de deputados do PTB. No mesmo mês, o Jornal do Brasil publicou uma entrevista com o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), alegando a existência de um grande esquema de corrupção na Câmara dos Deputados.

Descobrimento do escândalo

O escândalo explodiu em maio de 2005 depois que a revista VEJA publicou uma reportagem feita com câmera escondida na qual o diretor dos Correios, Maurício Marinho, recebe um maço de dinheiro de dois empresários corruptos. Em junho, a Folha de São Paulo publicou uma entrevista bombástica com o então deputado Roberto Jefferson, que denunciava o pagamento de mesada pela cúpula do PT para que parlamentares votassem a favor dos projetos do governo. Dias depois, o ministro José Dirceu, que foi acusado de comandar o esquema do mensalão, renunciou ao cargo.

Personagens

Os principais acusados do esquema de compra de votos de parlamentares foram políticos ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT). Na ocasião, o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, negou qualquer relação com o esquema. Os principais personagens citados no processo são: o deputado Roberto Jefferson; Delúbio Soares, tesoureiro do PT; José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil; Silvio Pereira, ex-secretário-geral do partido; e o deputado José Genuíno, do PT. Empresas privadas também foram apontadas como fonte de recursos para o esquema. Entre elas estão a DNA Propaganda, de Marcos Valério, e o Banco Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

Julgamento

A Procuradoria Geral da República solicitou, em julho de 2011, a condenação de 36 pessoas denunciadas pelo mensalão. No dia 2 de agosto de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento do mensalão. Foi o maior processo político já analisado pelo STF. Ao todo foram 38 réus, mais de 500 testemunhas e cerca de 50 mil páginas de autos. O julgamento foi marcado por muita polêmica, entre elas os desentendimentos entre os magistrados. Quatro meses depois, o tribunal condenou 25 réus, absolveu 12 pessoas e determinou que um réu deverá ser julgado em tribunal de primeira instância.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível