Você pode menstruar no meio do ciclo e ainda ficar grávida?

Escrito por gwen wark | Traduzido por ivy geromini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O sangramento que ocorre no meio de um ciclo menstrual pode ter diversas causas. As variações dos níveis de progesterona e estrogênio podem causar sangramento antes da data esperada da menstruação. Um sangramento de "escape" pode acompanhar a liberação de um óvulo de um folículo maduro durante a ovulação e a implantação de um óvulo fertilizado também pode causar um sangramento inesperado. É possível sangrar na metade do ciclo e ainda engravidar.

Outras pessoas estão lendo

Os hormônios

O equilíbrio dos hormônios governa o sistema reprodutivo. O estrogênio domina a fase folicular, onde os folículos nos ovários formam óvulos maduros. Se o nível de estrogênio cai de repente, isso pode causar um sangramento que se parece com a menstruação. As mulheres que experienciam esse tipo de sangramento podem ter de tomar suplemento de estrogênio para evitar o sangramento antecipado, mas ainda podem ficar grávidas durante o ciclo.

A progesterona governa a fase lútea do ciclo menstrual, seguindo a ovulação. Esse hormônio é produzido pelo corpo lúteo, um cisto que se forma no folículo onde os óvulos maduros foram liberados. A produção de progesterona continua até a implantação do óvulo fertilizado e o corpo começar a produzir hormônios relacionados à gravidez; se a implantação ocorre tarde ou não ocorre, o nível de progesterona cai, sinalizando o início da menstruação. A menstruação que ocorre pouco tempo após a ovulação e não permite uma implantação de sucesso de um óvulo é chamada de defeito na fase lútea. As mulheres que têm esse defeito frequentemente terão dificuldades na concepção, pois depois que a menstruação começa, não pode ser inibida. Os suplementos de progesterona são prescritos para atrasar a menstruação nesses casos, mas uma mulher que já começou a menstruar devido à queda no nível de progesterona não engravidará.

A ovulação

O ato de ovular em si pode causar um sangramento. Os óvulos são formados nos folículos do ovário e amadurecem durante a fase folicular do ciclo menstrual, quando o nível de estrogênio permanece alto. No pico da maturidade do óvulo, os níveis de uma substância chamada de hormônio luteinizante aumentam drasticamente em algumas horas. O aparecimento desse hormônio sinaliza o início da ovulação.

Para ovular, o folículo deve se romper e liberar o óvulo. Essa ruptura do folículo pode causar sangramento no meio do ciclo. Ela pode estar acompanhada de uma dor similar às cólicas menstruais. O sangramento causado pela ovulação é leve e pode vir acompanhado de muco cervical. Se presente, não deve durar mais do que algumas horas. As mulheres que experienciam esse tipo de sangramento na metade do ciclo podem ficar grávidas; a ovulação é o período mais fértil do ciclo menstrual.

A implantação

De sete a dez dias após a ovulação, um óvulo fertilizado começa a se implantar na parede nutritiva do útero. Esse processo é chamado de implantação e pode causar um sangramento, vem em pouca quantidade, com sangue marrom-avermelhado, e não dura mais do que algumas horas. O sangramento pela implantação é comum em mulheres que engravidaram recentemente e, desde que os óvulos se implantem corretamente e não existam defeitos, uma mulher que apresenta sangramento na metade do ciclo por causa da implantação poderá engravidar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível