Mais
×

Como saber se uma pessoa está mentindo

Tirar a venda de seus olhos é o princípio de sua liberdade
Getty Images

Introdução

Muitas vezes uma pessoa apaixonada não consegue ver claramente quem parece ser o companheiro perfeito. Quem ama profundamente pode preferir mentir para si mesmo a se confrontar com a ideia de que a pessoa amada está mentindo. No entanto, é importante perceber a tempo a desonestidade das pessoas com quem você se relaciona. O ditado "o que os olhos não veem o coração não sente" se aplica apenas para as pessoas que querem jogar esse jogo de mentiras. Se o que você quer é uma relação sincera e tranquila, tire a venda dos seus olhos.

É muito fácil reponder com um sorriso à sinceridade
Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images

Termine uma relação que não é sincera

Quando descobrir que um namorado ou pretendente seu está tentando te enganar, você estará dando o primeiro passo para encontrar o amor verdadeiro. Obviamente, a primeira coisa a fazer é deixar claro a quem mente para você, se vocês ainda se falam, que você não concorda com as razões pelas quais ele fez isso. Muito poucas vezes uma mentira se justifica. Se você está alerta para os truques de conquistas ou para a infidelidade, fica mais fácil saber quando terminar um relacionamento em que você não vê um futuro.

Você não pode abandonar o amor. Assim como as rosas, ele também pode ter espinhos
Creatas Images/Creatas/Getty Images

Tire a máscara do amor platônico

Nem sempre o amor que te faz ver o mundo cor de rosa é bom. Olhe ao seu redor: você encontra indícios que mudam a imagem que você criou do seu parceiro? Se seu namorado é fisicamente ou intelectualmente o que você sempre quis, mas às vezes você acha que ele oculta outros relacionamentos, ouça o seu bom senso e pergunte-o diretamente. A forma como ele reagir vai revelar muito mais sobre seus sentimentos do que palavras. Se sua reação imediata é a raiva, provavelmente tem algo a esconder.

Dispositivos tecnológicos podem te dar avisos da infidelidade do seu parceiro
Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

A tecnologia pode trazer muitas verdades à tona

Por sorte ou azar, os meios tecnológicos se tornaram o meio para mostrar às pessoas a infidelidade de seu parceiros. No seu computador ou telefone celular ficam registradas suas conversas com outras pessoas. Não é para você mexer nas coisas dele, mas se você perceber que ele fica nervoso toda vez que você se aproxima dele enquanto estiver usando qualquer um destes dispositivos, pergunte a ele o porquê disto. O normal seria que você não o incomodasse enquanto ele trabalha no computador ou que possa perguntar a ele o que está fazendo.

Que não se torne hábito ignorar "enganos"
David De Lossy/Photodisc/Getty Images

As ligações anônimas sempre têm por trás uma pessoa de carne e osso

Atender uma ligação e só escutar silêncio em resposta costuma-se chamar de "ligação muda". E elas são, mesmo em novelas e filmes, razões comuns para começar a suspeitar da existência de uma terceira pessoa no seu relacionamento. Se você é fiel ao seu parceiro, então provavelmente é para ele que estão ligando. Se você perceber que quando ele responde abaixa a voz, deve buscar esclarecer estas ligações misteriosas.

Nunca permita que seu parceiro defenda sua fraqueza pelo sexo "frágil"
BananaStock/BananaStock/Getty Images

A infidelidade é de duas pessoas, não entre neste jogo como uma terceira pessoa

Se seu parceiro nunca tem tempo para você por causa da quantidade de trabalho e você sabe que em seu escritório tem várias colegas do sexo feminino, é hora de começar a investigar o assunto. Entenda que você não deve tornar-se um mártir da situação, nem julgar apenas as mulheres. É verdade que muitas delas não respeitam os homens comprometidos, mas se seu parceiro é infiel, é ele o principal responsável. A culpa não é dos outros, mas dele mesmo. Quem tem compromisso com você é ele, a outra pessoa é coadjuvante.

A maioria das pessoas que mente se expõe por suas próprias atitudes e gestos
Comstock Images/Comstock/Getty Images

Sinais nos gestos e posturas

Não é por acaso que a psicologia dá muito valor aos gestos e posturas ao analisar um paciente. Eles revelam muitas patologias, mas também desmentem quem põe a máscara de cordeiro quando na verdade é um lobo. Se você acha ser indispensável fazer um interrogatório com seu parceiro, observe sua postura. Seus argumentos sobre por que ele te traiu, ou sua não aceitação do engano, podem ser falsos. Se você lhe foi fiel, ele não deve achar que por você ser mulher deve perdoá-lo.

Não assuma o papel de mártir que suporta tudo
Jupiterimages/Comstock/Getty Images

É sempre melhor enfrentar a verdade e confrontar seu parceiro

Não importa o sexo, homens e mulheres se fazem de vítimas ou carrascos. É verdade que a falta de sinceridade é devida a um egoísmo humano quase inato e que, muitas vezes, como diz o ditado, só os mais fortes sobrevivem. No entanto, como ser racional, você tem a capacidade de decidir e ser honesta com você mesma. Se seu parceiro está traindo você com frequência, é prova suficiente de que ele não quer uma parceira fixa. Não hesite frente a sua indecisão. A liberdade é boa se vocês sabem como lidar com ela. A verdade que brilha por sua ausência pode cegá-la.

Um amor verdadeiro está além do que acontece por debaixo dos lençóis
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

As mentiras piedosas de um homem sem piedade

Inverta a regra "Não faça com os outros o que você não quer que façam com você", mas também não faça com você mesma o que não faria com os outros. Se pelos deslizes constantes do seu parceiro você aceita suas mentiras, está atacando sua própria saúde mental. Com o tempo, quem vai pagar as contas de ignorar todas essas infidelidades será você mesma. Se você está caindo com um homem casado que diz todos os dias estar prestes a pedir divórcio, mas que não deixa a deixa vê-lo fora de casa, comece a pensar que ele talvez nunca se separe para ficar com você.

Você não é a mulher ingênua do tempo dos filmes em preto e branco
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

O lado negro da bajulação

Não se deixe enganar sendo a garota que você não é. E se você é, torne-se mais madura não permitindo que os elogios do seu parceiro sejam tudo que te mantém ao lado dele. Se cada vez que ele te ofende ou engana vem com flores nas mãos, e com uma atenção que normalmente não te dá, não dê o braço a torcer. Estes gestos bonitos podem ter algo ruim por trás, que provavelmente é uma traição.