Menus para uma dieta sem carboidratos

Escrito por heather lacey | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Menus para uma dieta sem carboidratos
As dietas com pouco ou nenhum carboidrato são métodos eficazes para a perda de peso (Comstock/Comstock/Getty Images)

As dietas com pouco ou nenhum carboidrato, como a dieta Atkins, são métodos populares e eficazes para a perda de peso. A questão é: ao se alimentar sem carboidratos, o que comer? Felizmente, existem muitas opções de alimentos disponíveis para criar refeições saudáveis, saborosas e satisfatórias.

Outras pessoas estão lendo

Carnes

As carnes não processadas são completamente livres de carboidratos. Isso inclui a carne de vaca, de porco, de galinha e outras proteínas. A melhor forma de preparar as carnes é cozer ou grelhar, pois garantirá que o produto acabado seja um prato com baixo teor de gordura. Pode fritar, mas abstenha-se de utilizar qualquer tipo de empanado ou massa, o que adicionará carboidratos indesejados.

Para manter uma dieta saudável, tente escolher cortes magros. Fique longe de carnes processadas ​​e sanduíches de carne do tipo fast-food, esses produtos de carne são muitas vezes embalados com um subproduto de milho para preencher qualquer eventual buraco na embalagem.

Menus para uma dieta sem carboidratos
As carnes não processadas são completamente livres de carboidratos (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Frutas e vegetais

Muitos vegetais não têm carboidratos, incluindo alface, espinafres e aipo. Como regra geral, a maioria dos folhosos ou verdes terão poucas ou nenhuma molécula desse tipo. Esse teor será o mesmo se forem crus ou cozidos. Couve-flor, brócolis e abóbora contêm algumas e devem ser consumidos com moderação. Um menu de vegetais simples e nutritivo é uma salada com molho pobre em carboidratos. Fique longe daqueles ricos em amido, como batatas, milho e cenouras. Eles são muito ricos em carboidratos.

As frutas com baixo teor de açúcar podem ser consumidas com moderação, como melões, maçãs e frutas silvestres. Saladas de frutas frescas e sobremesas sem adição de açúcar ou caldas são um agrado ideal para o seu paladar doce.

Menus para uma dieta sem carboidratos
A maioria dos vegetais folhosos ou verdes terão pouco ou nenhum carboidrato (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Laticínios

Os produtos lácteos, incluindo queijos e iogurte com baixo teor de gordura também são pobres em carboidratos. Leite, manteiga e requeijão devem ser limitados. A lactose do leite é processada pelo organismo como um açúcar, então muitos laticínios excederão os requisitos da dieta.

Outra opção inclui leites sem lactose e queijos ou produtos de leite de soja sem açúcar. Por causa da falta dos açúcares, esses tipos de leites terão sabor diferente dos produtos lácteos tradicionais e podem não satisfazer o seu paladar como uma bebida. Em vez disso, experimente usá-los como ingredientes para cozinhar molhos e vitaminas.

Menus para uma dieta sem carboidratos
Os produtos lácteos com baixo teor de gordura também são pobres em carboidratos (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Frutos do mar

Além de atender às suas necessidades de proteínas, o peixe é rico em gorduras saudáveis do tipo ômega 3. Muitos peixes não têm carboidratos, incluindo cavala, mahi-mahi, salmão e atum. Camarão, lagosta e caranguejo também não os contêm. Evite ostras e mariscos, pois eles têm os teores mais elevados de carboidratos. Tal como acontece com as carnes, os frutos do mar terão menos açúcares quando preparados grelhados ou cozidos​​.

Menus para uma dieta sem carboidratos
Prefira frutos do mar grelhados ou cozidos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Preparando cardápios

Ao fazer uma dieta livre de carboidratos ou com poucos, uma nutrição adequada é importante. Embora a perda de peso tenha sido comprovada até mesmo quando se pratica um regime com alto teor de gordura e poucos açúcares, certos riscos cardíacos acompanham uma dieta rica em gordura.

Tente preparar cardápios balanceados utilizando legumes e carne com pouca gordura ou peixe em cada refeição. A variedade de opções das refeições é infinita - fajitas, sopas e saladas possuem várias combinações. Use pães, tortilhas ou massas pobres em carboidratos para atender à sua necessidade de ter amido no prato.

Menus para uma dieta sem carboidratos
Uma nutrição adequada é importante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível