Mergulhos com máscaras de rosto inteiro ou com óculos de mergulho normais?

Escrito por jason blair | Traduzido por andré schwarz
Mergulhos com máscaras de rosto inteiro ou com óculos de mergulho normais?

Há vários tipos de máscaras de mergulho

two scuba divers image by Janet Wall from Fotolia.com

Os mergulhadores têm dois tipos de máscara para usar durante seus mergulhos. Embora todas elas tenham que cobrir o nariz para ajudar na equalização da pressão, algumas cobrem apenas os olhos e o nariz enquanto outras cobrem todo o rosto. A maioria das máscaras mais utilizadas cobrem apenas o rosto e o nariz, mas, em algumas situações, deve-se usar uma que cubra toda a cabeça.

Outras pessoas estão lendo

Descrição de uma máscara comum

Uma máscara de mergulho padrão cobre os olhos e o nariz do mergulhador. Ela permite ao mergulhador limpar o septo debaixo da água e torna possível obter visibilidade. Um regulador separado é colocado na boca para a respiração e não é preso à máscara. Elas têm estilos, tamanhos, cores e, comumente, acessórios como uma válvula de nariz ou válvula de expulsão para expelir a água. No entanto, a estrutura básica é sempre a mesma entre esse tipo de máscara, que é a mais utilizada pelos mergulhadores.

Descrição das máscaras que encobrem toda a cabeça

Esse tipo de equipamento de mergulho se difere das máscaras tradicionais porque, por incrível que pareça, cobrem toda a cabeça do sujeito que as veste. Elas, em geral, têm um regulador embutido e não obrigam o mergulhador a prendê-lo com a boca, juntamente com seu encaixe. Tais máscaras selarão ao redor das bordas do rosto de quem as veste e têm uma cinta que passa por trás da nuca para fixá-las. Elas têm ainda uma janela maior no fronte.

Proteção para a máscara

As máscaras padrão protegem apenas o olho, o nariz e os arredores contra a entrada de água. Equipamentos de máscaras que cobrem todo o rosto oferecem uma maior proteção e são comumente utilizada em mergulhos em água contaminada. Alguns mergulhadores preferem máscaras desse tipo para cobrir melhor o rosto, e, assim, expô-lo menos ao frio da água.

Uso de ar

As máscaras mais comuns não afetam o gasto de ar porque os mergulhadores costumam utilizar um regulador separado que é segurado pela boca. Os modelos que cobrem toda a cabeça fornecem ar constantemente à máscara e criam uma pressão de fluxo positiva em seu interior. Isso não apenas fornece oxigênio ao usuário, mas também mantém a pressão no interior forte o suficiente para evitar vazamentos nas bordas. Isso, portanto, elimina, na maioria das vezes, a necessidade de se bombear água para fora. O lado negativo é que o uso de ar pelo mergulhador irá geralmente aumentar mais rapidamente do que o normalmente observado com os equipamentos tradicionais que fornecem sob demanda. Isso, portanto, diminui o tempo que se pode ficar debaixo da água.

Requisitos para treinos

A maioria dos mergulhadores treinam com as máscaras comuns, que são relativamente fáceis de usar. Substitui-las por modelos que cobrem a cabeça inteira é algo que normalmente só é feito ao mergulhar em ambientes diferenciados. Com a maioria das agências certificadoras de equipamentos de mergulho, treinos especializados com a máscara de rosto inteiro não são necessários, mas certamente recomendados. As máscaras de rosto inteiro são retiradas menos facilmente e a substituição dos equipamentos auxiliares por outros também é dificultada. Os mergulhadores devem, portanto, experimentar esse equipamento antes de passar por dificuldades operacionais.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media