Mais
×

Como usar mesa de som analógica para gravar no computador

Atualizado em 22 julho, 2017

A gravação digital é considerada o caminho do futuro, mas isso não significa que sua mesa de som analógica esteja ultrapassada. Na verdade, muitos músicos e engenheiros ainda preferem a qualidade do som "quente" que os equipamentos analógicos transmitem e gostam de operar equipamentos com botões e teclas que regulam a intensidade do som. Painéis de controle analógicos e mesas de mixagem ainda estão presentes em estúdios profissionais do mundo todo.

Gravar música no computador através de uma mesa de som analógica segue o mesmo processo que você usa normalmente, mas precisa de uma interface de áudio adicional para converter o som e enviá-lo da mesa de som para o computador.

Instruções

Use uma mesa de som analógica para gravar músicas (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Seguindo as instruções do fabricante, conecte o equipamento de interface de áudio digital do computador à mesa de som. Essa será a unidade USB ou FireWire que converte o sinal de analógico para digital e o transmite entre os dois equipamentos.

  2. Ligue a mesa de som, a interface de áudio e o computador e abra o programa de gravação. Siga as instruções do fabricante sobre a ordem específica de cada equipamento.

  3. Conecte seus instrumentos à mesa de som. Se estiver tocando instrumentos eletrônicos, ligue um cabo de cada equipamento à entrada do canal separado na mesa de mixagem. Se estiver usando microfones para gravar, ligue os cabos deles às entradas da mesa de som.

  4. Toque os instrumentos e configure os níveis de entrada e de saída para cada canal da mesa de som.

  5. Se tiver entradas suficientes na interface de áudio digital, atribua a cada instrumento um barramento ou uma faixa diferente. Se houver entradas suficientes para todos os instrumentos, conecte-os como preferir para uma gravação mono ou estéreo.

  6. Se necessário, ligue as saídas do fone de ouvido da interface de áudio às respectivas entradas ou às sugeridas pela mesa de som. Conecte os fones de ouvido dos músicos à mesa de som e configure os níveis.

  7. Certifique-se de que o hardware e o software do computador reconheçam a unidade de interface de áudio digital e que está recebendo sinais de áudio da mesa de som e defina os níveis de entrada no computador. As atribuições das faixas na mesa de som devem corresponder às respectivas entradas no programa de gravação.

  8. Monitore e ajuste os níveis de saída de áudio do programa do computador na mesa de mixagem. Como a mesa de som analógica não pode se comunicar com o computador, você não poderá controlar os níveis de sinal digital gravado da mesa de som. No entanto, você pode ajustar os níveis de referência quando gravar e adicionar novos sons em uma gravação já realizada (overdub).

  9. Pressione "Gravar" no computador e comece a tocar ou cantar. O sinal será encaminhado através da mesa de som e na faixa correspondente no programa de gravação.

  10. Grave novamente e execute o processo de overdub quando precisar, até gravar todas as partes do instrumento.

Dicas

  • Se houver canais de entrada suficientes em sua interface de áudio, você precisará fazer overdub e gravar em várias passagens ou mixar aos dois canais e gravar a mixagem em estéreo no computador.
  • Considerando que a mesa de som analógica não pode se comunicar com o programa do computador, faça toda a mixagem no programa de gravação.

O que você precisa

  • Fonte musical, instrumentos ou microfones
  • Cabos de microfone ou do instrumento
  • Mesa de som analógica
  • Interface de áudio analógico-digital, USB ou FireWire
  • Computador com placa de som ou entrada de áudio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article