Como fazer uma mesa de canto com livros empilhados

Escrito por janet beal | Traduzido por elen canto
Como fazer uma mesa de canto com livros empilhados
Reaproveite livros antigos e faça uma mesa de canto (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Embora algumas pessoas não gostem da ideia de fazer móveis com material de leitura, pode chegar o tempo em que uma inundação de livros velhos transforme essa mesa de canto em uma solução bacana para um problema. Para esse projeto, a única habilidade necessária é empilhar -- e reempilhar caso alguém esbarre em sua criação temporária. Você pode fazer uma mesa permanente seguindo os passos abaixo. Pense nisso depois de terminar de ler a última página!

Instruções

    Montando as pernas da mesa

  1. 1

    Escolha e empilhe livros em quatro pilhas do mesmo tamanho. Os livros de capa dura são mais fáceis de manusear, mas você também pode usar livros grossos em formato brochura. Seu objetivo é fazer as pilhas com a mesma altura exata, então faça algumas tentativas até acertar. Meça para ter certeza. O ideal é que a diferença entre as pilhas seja de, no máximo, 6 mm. Para finalizar o nivelamento, você pode usar capas de livros que você guardou (se pretende colocar o tampo de compensado, reserve primeiro as melhores capas para isso). Se quiser uma mesa bem pequena e tem livros grandes, faça uma pilha única como pedestal, usando dois livros grandes ou um livro bem grande como base.

  2. 2

    Coloque os livros em uma superfície à prova de cola. Cubra cada livro completamente com cola de decoupagem ou cola branca enquanto empilha. Deixe a capa do último livro sem cola. Cubra com plástico e coloque o compensado e tijolos ou uma lista telefônica e tijolos para juntar os livros. Deixe secar por 24 a 48 horas.

  3. 3

    Meça mais uma vez a altura das pilhas de livros quando secarem completamente. (O papel e o material da capa podem absorver quantidades diferentes de cola). Se, depois de coladas, as pilhas variarem de tamanho, preencha com capas de livros. Cubra, coloque um peso em cima e deixe secar novamente. Use o nível para verificar o trabalho.

    Montando a mesa

  1. 1

    Cubra o pedestal ou as pernas já secas com selante de decoupagem ou verniz transparente. Deixe secar completamente.

  2. 2

    Arrume e cole as capas no compensado se tiver escolhido essa opção. Deixe a cola secar completamente e, então, aplique duas camadas de selante ou verniz para aumentar a durabilidade. Se está usando um livro bem grande, siga as mesmas instruções. Tampos de acrílico não precisam de preparação.

  3. 3

    Use mais cola para prender o tampo da mesa depois que todas as partes do projetos tiverem secado completamente. A cola parecerá opaca, mas ficará transparente depois de secar. É por isso que todas as partes, inclusive o tampo, devem estar completamente secas antes da montagem. Se ainda assim você estiver em dúvida, espere mais 12 ou 24 horas, principalmente em clima úmido, antes da montagem final. Depois de secar, está pronto!

Dicas & Advertências

  • Esse projeto usa muitos livros. Esteja preparado para arrumar as pilhas até garantir que estejam do mesmo tamanho, e espere formar uma pilha de descarte.

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Livros antigos de capa dura, de preferência de mesmo tamanho e peso, para dar estabilidade
  • Cola de decoupagem ou cola branca
  • Selante de decoupagem ou verniz incolor
  • Dois pincéis descartáveis de 5 cm ou 7,5 cm
  • Embalagem plástica
  • Lista telefônica ou pedaço de compensado
  • Tijolos
  • Proteção à prova de cola para a superfície de trabalho
  • Nível
  • Tampo de mesa: livro bem grande ou um pedaço de compensado e capas de livros suficientes para cobri-lo ou uma placa de acrílico plástico

Lista completaMinimizar