Como fazer você mesma o forro de um vestido

Escrito por kathy arellano | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer você mesma o forro de um vestido
Seu vestido de noite especial ficará luxoso com um forro novo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Só porque aquele vestidinho preto não tem forro, não significa que você não deva comprá-lo quando estiver com desconto. Para manter uma boa margem de lucro os fabricantes de roupa normalmente eliminam características não essenciais, como forro, ou detalhes não funcionais. O vestido resultante pode ser transparente ou áspero, mas com habilidades básicas de costura e materiais, você pode costurar um forro dentro do vestido sem mangas e com zipper nas costas.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 2,7 metros de tecido de forro
  • Papel para molde com 90 cm de largura e 1,8 m de comprimento
  • Régua transparente
  • Fita métrica
  • Régua francesa
  • Lápis marcador
  • Pesos de molde
  • Máquina de costura
  • Conjunto de costura
  • Ferro e tábua de passar

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Vire o vestido do avesso. Dobre e alfinete toda a dobra central (DC) até a barra. Iguale e prenda a gola frontal, costura dos ombros e aberturas das mangas, áreas curvas e costuras laterais formando uma forma de meio vestido que formará o molde para o modelo de forro.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Mesmo que a roupa na tenha mangas, a região onde elas ficam é chamada de abertura das mangas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. 2

    Dobre o papel no meio para criar uma DC. Marque uma linha curta em ângulo de 20 cm abaixo da parte de cima do papel. Coloque a DC da gola nesta marca e posicione o comprimento da frente do vestido ao longo da linha dobrada. Alise o tecido na costura lateral e prenda toda a peça com pesos para molde. Cuidadosamente desenhe a linha ao redor do perímetro desta seção. Retire os pesos e o vestido. Repita o processo para as costas do vestido em outro pedaço de papel, mas a linha traseira central (TC) representará uma costura e não precisará ser dobrada.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Latas de refrigerante ou de alimentos são ótimos pesos para moldes (NA/AbleStock.com/Getty Images)
  3. 3

    Coloque a régua transparente em cima da linha da DC e desenhe uma linha em ângulo reto cerca de 1,25 cm de distância da DC. Desenhe uma linha similar na DC da extremidade inferior. Coloque uma régua na linha de ombro, costura lateral e linha de barra marcadas e desenhe sobre as linhas originais. No ponto de cursa, meça e marque 1,9 cm distante da costura. Meça e marque 5 cm abaixo e acima da linha de curva. Use a régua francesa para desenhar um arco suave pelas marcas. Re-marque as curvas da abertura das mandas com a régua francesa. Repita o processo para a peça de molde das costas. Essas são as novas linhas de costura.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Use a régua francesa para desenhar linhas precisas em qualquer lugar em que haja um formato arredondado (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. 4

    Adicione 1,25 cm de margem de costura na gola, abertura para o braço e costuras laterais. Desenhe uma margem de costura de 2,5 cm na TC e marque o ponto onde o zipper acaba. Anote o tamanho da margem de costura do vestido (5 cm para este projeto) e deixe 1,25 cm a menos no forro. Entretanto, marque a linha de dobra da barra a 5 cm acima da borda. Corte a peça de molde da frente e posicione-a em cima do molde de trás. Encaixe os ombros e costuras laterais. Compare as duas partes e faça alterações na parte de trás para assegurar que o comprimento das costuras e barras são iguais. Corte o molde da parte de trás.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Use lápis de grafite duro ao marcar peças de molde para evitar borrar o tecido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. 5

    Prenda o molde no tecido e corte uma peça da frente e duas peças de trás. Com os lados direitos juntos, use um ponto de alinhado grande para costurar a costura da TC até o final do zipper. Volta o tamanho do ponto na máquina para médio e continue costurando a costura restante. Passe a margem de costura aberta.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Certifique-se de que sua máquina está bem lubrificada e que tem uma agulha nova antes de costurar um novo projeto (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  6. 6

    Na costura lateral da frente, faça um ponto longo na margem da curva de 10 cm. Junte ligeiramente. Prenda e costure as partes da frente e de trás juntas nas laterais e no ombro. Passe as margens abertas. Costure nas linhas de costura da gola e das aberturas para as mangas. Recorte o tecido do forro nas áreas curvas tomando cuidado para não cortar as costuras. Passe as margens de costura viradas para dentro do forro na linha dos pontos. Passe a margem da barra a 5 cm acima para formar um vinco rígido que ficará a 1,25 cm acima da barra do vestido.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    As margens das curvas unidas darão uma forma de busto de modo similar a uma curva costurada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  7. 7

    Posicione o forro sobre os lados avessos juntos. Alinhe as costuras da TC, ombros e laterais. Prenda conforme necessário para estabilizar o forro. Costure à mão as camadas da gola e das aberturas para as mangas usando um ponto baixíssimo. Na TC, retire os pontos de alinhavo da região do zipper. Coloque o vestido em um cabide do lado avesso. Ajuste o forro e acerte todas as costuras laterais. Prenda e depois alinhave a barra do forro na barra do vestido a 1,25 cm acima da linha da barra do vestido.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Suspenda os cabides para que enquanto você trabalha no vestido, ele esteja na altura dos olhos (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  8. 8

    Retire o vestido do cabide, e através da abertura da TC, alcance a área da barra. Trabalhando com uma parte pequena de cada vez, prenda e costure à mão a barra do forro na barra do vestido. Quando as barras estiverem unidas, reposicione o vestido no cabide e prenda o forro no vestido ao redor da área do zipper e costure o forro no lugar usando um ponto caseado ou cruzado. Passe o vestido e o forro.

    Como fazer você mesma o forro de um vestido
    Certifique-se de que seu ferro tem uma placa de sola antiaderente e teste no vestido e no linho antes de passar (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Compre tecido com tramas firmes para o forro para facilitar o manuseio. Escolha também tecidos com manuseio de lavagem similar ao tecido do vestido. Use um forro com bastante contraste para criar um visual destacado.
  • Os forros podem não ser precisos se você marcar diretamente no tecido em vez de em um molde. Mantenha as ferramentas e materiais de costura fora do alcance de crianças pequenas e animais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível