Metáforas bíblicas sobre o casamento

Escrito por bethany seeley | Traduzido por ana rodrigues
Metáforas bíblicas sobre o casamento

O Novo Testamento refere-se à Igreja como a Noiva de Cristo

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

A Bíblia está cheia de metáforas e símiles, muitas delas tendo a ver com o casamento. Em alguns casos, palavras ou frases são usadas para representar algum aspecto do casamento, enquanto em outros casos o casamento em si é usado como uma metáfora para algo maior.

Outras pessoas estão lendo

Metáforas para o casamento no Antigo Testamento

O livro de Provérbios compara uma mulher briguenta a um gotejamento constante (27:15) e uma esposa rebelde a um poço estreito (23:27). O livro de Salmos descreve uma esposa como a videira frutífera (128:3). Muitas outras metáforas sobre casamento são encontrados em Cantares de Salomão, um poema de amor longo entre o Rei Salomão e uma mulher Sulamita. Algumas das metáforas que ele usa para descrevê-la é ter o cabelo como um rebanho de cabras, os dentes como ovelhas tosquiadas, têmporas como uma romã e um pescoço como uma torre de marfim e de um jardim. Ela o descreve como uma macieira entre as árvores do bosque, um jovem gazela, que tem o cabelo tão negro como um corvo, os lábios são como lírios e as pernas como colunas de mármore.

O casamento como uma metáfora no Antigo Testamento

O casamento também é usado como uma metáfora no Antigo Testamento para a relação entre Deus e Israel. Em Isaías 54:5 diz: "Porque o teu Criador é o seu marido, SENHOR dos Exércitos é o seu nome" e, posteriormente, em Jeremias 03:14: "Volta, ó filhos rebeldes", diz o Senhor, "porque eu sou casado com você". No livro de Oséias, o profeta toma como sua esposa uma mulher que é uma prostituta. Isso torna-se uma metáfora para a relação entre Deus e Israel, o que significa que, apesar de a infidelidade de Israel a Deus, ele continua a estimá-la.

Metáforas para o casamento no Novo Testamento

Em Mateus 09:15, Jesus compara-se com o noivo. Essa metáfora é repetida na parábola das virgens sábias e tolas encontradas em Mateus 25:1-13. Assim como o noivo chegou numa hora em que ele não era esperado, explicou Jesus, ele também retornará à hora em que não é esperado. Mais tarde, em Efésios, Paulo ensina que o marido é a cabeça da mulher.

O casamento como uma metáfora no Novo Testamento

A metáfora do casamento mais marcante na Bíblia é o uso do próprio casamento como uma metáfora para a relação entre Cristo e a Igreja. Paulo escreveu isso em Efésios 5:32, após sua discussão sobre os papéis do marido e da esposa: "Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Este é um grande mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja." Isso é visto novamente no livro de Apocalipse (Ap 21:09), onde a Igreja é chamada de "A noiva, a esposa do Cordeiro". A própria eternidade é descrita como a Ceia das Bodas do Cordeiro: "Vamos ser feliz e se alegrar e dar-Lhe glória, para o casamento do Cordeiro, e sua esposa se ​​aprontou e foi-lhe dado que se vestisse... Linho fino, limpo e brilhante, porque o linho fino são as justiças dos santos. Então ele me disse: 'Escreva: "Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro!" e disse-me: 'Estas são as verdadeiras palavras de Deus." (Ap 19:7-9)

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media