Metas e objetivos de um departamento de compras

Escrito por jan simon | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Metas e objetivos de um departamento de compras
Um departamento de compras eficiente é essencial para qualquer empresa (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

A principal responsabilidade do departamento de compras de qualquer organização é adquirir os bens e serviços necessários para o andamento dos negócios. Ser responsável por implementar medidas de redução de custos é um objetivo viável, já que o dinheiro economizado por um sistema de compras eficiente flui para os resultados. Negociar preços competitivos, obter produtos de qualidade e garantir entregas pontuais são metas importantes do departamento. A escolha e o gerenciamento do fornecedor também são importantes.

Outras pessoas estão lendo

Identificação do vendedor

A obtenção de produtos de qualidade a preços competitivos começa muito antes de criar um pedido de compras. Um objetivo de primeira importância em uma organização de compras é a escolha do vendedor. Elaborar um conjunto de critérios usados para determinar com quais fornecedores a companhia irá negociar, está dentro da abrangência de controle do departamento. Uma avaliação consistente e contínua de fornecedores é essencial para o seu gerenciamento. Construir e manter relações sólidas com o vendedor é outra meta importante do departamento de compras.

Negociação

Estabelecer os termos de um contrato é uma responsabilidade essencial que envolve a negociação. Um objetivo principal para qualquer membro da equipe de compras é a capacidade de negociar com eficiência. Isto implica em preparar com antecedência uma reunião para firmar um contrato. A capacidade de ser persuasivo e de assumir um papel de liderança para mover o processo adiante é necessária para negociações bem-sucedidas. Também é muito importante que o indivíduo seja um bom ouvinte.

Just in time

Muitos departamentos de compras em empresas de fabricação aderem aos sistema de pedidos just in time. A meta deste sistema é maximizar os lucros, obtendo os materiais na porta dos fundos e no chão de fábrica evitando o lento tempo de prateleira. Para implementar este sistema com sucesso, executar o pedido no tempo adequado é essencial. Além disso, o departamento de compras deve se certificar de que os fornecedores honrem os compromissos de entrega.

Conformidade

Os departamentos de compras devem cumprir as leis federais e estaduais que afetam a adquisição de bens e serviços. Políticas internas também regulam os processos de compra que os representantes de vendas devem seguir. Eles são responsáveis por avaliar se as requisições são precisas e se estão alinhadas à política. Além disso, as requisições de compra devem estar dentro das diretrizes do orçamento e devem ser assinadas pelo chefe do departamento.

Equipe de trabalho

Uma meta dos departamentos de compras é colaborar com os principais departamentos e incentivar a equipe de trabalho. Entender as necessidades e as exigências de cada unidade, dentro da companhia, é um objetivo importante. Participar de reuniões estratégicas e ajudar a fornecer soluções é uma meta viável do negócio. Participar de equipes multi-funcionais é uma forma de agregar valor para a organização.

Tornando a organização ambientalmente responsável

Muitos departamentos de compras estabelecem metas que afetam uma organização ao combinar medidas de redução de custos com produtos que também não agridem o meio ambiente. Uma forma de atingir esse objetivo é preencher requisições para materiais de limpeza fabricados com produtos orgânicos, livres de substâncias químicas perigosas. Pesquisar e assegurar equipamentos importantes que tenham um consumo eficiente de energia pode render incentivos fiscais. A compra de artigos reciclados é outra meta viável para a organização.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível