Método de avaliação qualitativa

Escrito por david stewart | Traduzido por guilherme rocha
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Método de avaliação qualitativa
Conheça o método de avaliação qualitativa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Avaliação qualitativa é o outro nome para a análise usando julgamento subjetivo com base em fatores como relações trabalhistas, força no desenvolvimento e pesquisa, ciclos da indústria, expertise da diretoria e outras informações que não podem ser quantificadas. Enquanto as análises quantitativas geralmente consistem de valores e números expressos em numerais, a avaliação qualitativa leva em conta informações ou palavras que não podem ser quantificadas. Os dois métodos podem parecer fundamentalmente diferentes, mas eles são na verdade bem semelhantes, porque é possível codificar quantitativamente todos os tipos de dados qualitativos e atribuir valores numéricos para estes. No entanto, esta questão trivial levou a um imenso debate qualitativo-quantitativo que se intensificou em uma disputa de gigantes entre pesquisadores. O método misto, segundo pesquisadores modernos, é uma abordagem mais inclusiva, que resulta em uma maior precisão da avaliação e da análise.

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Avaliação qualitativa no mundo das finanças e dos investimentos

Pesquisas qualitativas no mundo das finanças e dos investimentos envolvem responder à perguntas, conhecer fenômenos do mercado e explorar pontos fundamentais como a eficiência da diretoria, fatores que são ignorados em análises quantitativas. Devido ao fato da pesquisa qualitativa levar em conta diversos pontos focais para chegar a conclusões, este método é frequentemente mais preciso quando usado com outras ferramentas. O julgamento qualitativo, usado com análise quantitativa, pode dar mais informações a uma empresa, que estará buscando o "por que" em vez do "como". Levar fatores qualitativos (dados não estruturados) em consideração, como opiniões de executivos, método Delphi, pesquisas sobre venda e pesquisas junto ao consumidor, pode aumentar a precisão e exatidão destas avaliações.

Opiniões de executivos

Neste método, um modelo de projeção para vendas futuras é preparado ao se incorporar e incluir na média as visões subjetivas de executivos de vendas, especialistas em venda, especialistas em administração e peritos de outras áreas do departamento de compras, finanças e produção. Já que não precisamos de estatísticas elaboradas para este método de projeção, ele pode ser feito fácil e rapidamente e ele é muitas vezes a única forma viável de projeção quando não temos dados adequados.

Método Delphi

Esta técnica exige o questionamento individual e isolado de cada integrante em um painel de especialistas em finanças. Uma terceira parte resume os argumentos e previsões destes especialistas e faz uma nova rodada de perguntas a estes profissionais antes de chegar a um consenso. As desvantagens deste método incluem a falta de consenso e a baixa credibilidade, mas para projeções de longo prazo, nada é tão eficiente e útil quanto o método Delphi.

Pesquisa de vendas

As vantagens de se usar este tipo de projeção qualitativa são várias. Este método leva em consideração o conhecimento especializado dos tomadores de decisão, além de ser fácil de se compreender. É fácil analisar os dados por vendedor, cliente, produto ou território. No entanto, o pessimismo ou otimismo de um vendedor em relação a projeções de mercado, e a precisão dos resultados estão muitas vezes além do controle destes profissionais, já que o mercado dança no ritmo de eventos econômicos mais amplos.

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