Método barato para fazer carvão ativado

O carvão vegetal é usado para muito mais do que churrascos de verão

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

O carvão ativado, também chamado de carvão vegetal ativado, é usado para retirar toxinas por ser muito poroso e absorvê-las com eficácia. Ele é geralmente usado em fármacos e filtros. O carvão ativado pode ser caro, mas há alguns modos simples de economizar fazendo o seu próprio. Você pode usar muitos materiais diferentes não-tóxicos para fazê-lo, como madeira ou casca de amendoim, mas um dos melhores materiais é a casca seca do coco, porque ela absorve melhor cores e aromas. Esses materiais podem ser transformados em carvão ativado utilizando-se uma solução química de cloreto de cálcio 25% (CaCl2) ou cloreto de zinco 25% (ZnCl2).

Step 1

Coloque as cascas de coco em um local que bata sol por uma semana, para que seque. Limpe-as para que todas as fibras, sujeiras e a parte comestível sejam removidas.

Step 2

Espalhe areia no fundo de uma churrasqueira para selar qualquer abertura. Coloque as cascas de coco na grade na churrasqueira e deixe assar a uma temperatura entre 315 ºC e 540 ºC, por 4 a 6 horas.

Step 3

Remova os carvões do coco da churrasqueira e coloque-os na solução química. Deixe-os mergulhados por 12 a 24 horas. Remova-os e enxague-os com água destilada.

Step 4

Coloque os carvões do coco enxaguados na frigideira e deixe-os secar por aproximadamente uma hora.

Step 5

Transfira os carvões de coco seco para uma frigideira e coloque-os no forno por aproximadamente 3 horas a 110 ºC.

Step 6

Tire os carvões de coco assados do forno e coloque-os no saco plástico de lixo. Use um martelo para esmagá-los em pedaços pequenos. Coloque os pedaços em um liquidificador e pulverize-os, até que atinjam a consistência desejada.

Step 7

Coloque seu carvão ativado em sacos plásticos seláveis para armazená-lo.

eHow Brasil
×