Método Burn-in para fones de ouvido

Escrito por seamus islwyn | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Método Burn-in para fones de ouvido
Para uma melhor sonoridade, assegure-se de que seus fones de ouvidos tenham um tamanho e formato adequados (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O ato de "Burning in" um novo fone de ouvido significa tocar um sinal de áudio constante e relativamente alto através deles, durante certo tempo antes de usá-los normalmente. Esse procedimento serve para melhorar o som dos fones, amaciando seus elementos internos. Embora a utilidade do "burn-in" não seja comprovada, o processo não danifica o aparelho, e pode ser que faça os seus novos fones soarem melhor.

Outras pessoas estão lendo

Teoria

Os fones de ouvido produzem o som através da vibração de um conjunto de diafragmas. Esses são finas camadas de material (normalmente plástico) presentes dentro do aparelho. Em um novo par de fones, os diafragmas podem estar mais rígidos do que aqueles de um fone mais gasto. O "burn-in" amacia os diafragmas, fazendo com que o dispositivo produza um som melhor. Tocar um áudio constante através de fones (por um longo período de tempo) ajuda a aumentar mais rapidamente a flexibilidade diafragma.

Método

Para amaciar um conjunto de fones de ouvido, conecte-o a uma fonte de áudio. Ela pode ser uma placa de som ou um reprodutor de mídia portátil. Comece a tocar um áudio e configure o aparelho para repetir a faixa infinitamente. Coloque o volume em um nível moderadamente alto -- mas não tão alto a ponto de se tornar desconfortável. Deixe a música tocar por pelo menos alguns dias. Embora não exista um tempo necessário exato para o fone amaciar, aproximadamente 100 horas, algo em torno de quatro dias, costuma ser um bom tempo.

Fonte de som

É possível usar quase qualquer música ou outro som para amaciar seus fones. Contudo, alguns usuários empregam arquivos de áudio especializados para garantir que o diafragma vibre em todas as faixas de frequência. Por exemplo, o ruído de fundo (aquele produzido quando há interferência na transmissão) contém uma distribuição uniforme de som através do espectro de frequências. Ele tem um som de varredura que começa na frequência mais baixa, indo lentamente para as mais altas que os fones podem tocar. Você pode gerar esse tipo de som usando um programa de edição de áudio no seu computador, ou baixar arquivos feitos para esse propósito. Se quiser utilizar uma música para amaciar seus fones de ouvido, escolha algo adequado. Ela deve ter uma boa mistura de frequências graves, de médio alcance e agudo. Por exemplo: o rock ou hip-hop funcionariam melhor do que um estilo clássico.

Eficácia

A eficácia do "burn-in" em fones de ouvido é uma questão muito bem debatida. Considerando que ouvir música é uma experiência subjetiva, é improvável que algum dia se obtenha uma resposta definitiva. O site InnerFidelity concluiu que amaciar os fones de ouvido realmente melhora sua resposta a certas partes do espectro de frequência. Porém, ainda é incerto se isso torna a música notadamente melhor. Se você está em dúvida sobre o "burn-in", tenha em mente que algumas semanas de uso normal produziriam essencialmente o mesmo efeito que o referido processo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível