Método Kumon para aprendizagem de matemática: utilizar ou não?

Escrito por julie vickers | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Método Kumon para aprendizagem de matemática: utilizar ou não?
Aulas de matemática com o Kumon podem ajudar crianças a desenvolver habilidades aritiméticas por escrito (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Kumon é um método de aprendizagem com foco em alfabetização e matemática que inclui aulas fora da escola e deveres de casa. Os instrutores desse método observam e monitoram o trabalho dos alunos para assegurar a compreensão dos principais conceitos e a progressão constante na aprendizagem das crianças. Se estiver pensando em matricular seu filho em aulas particulares de matemática, considere se o Kumon é adequado às necessidades de aprendizagem dele antes de inscrevê-lo.

Outras pessoas estão lendo

O ambiente de aprendizagem de Kumon

Algumas crianças apresentam dificuldades de aprendizado em ambientes com um grande número de alunos, como nas aulas regulares de matemática. Por exemplo, alunos tímidos podem se sentir envergonhados ao fazer perguntas em voz alta, ficando com dúvidas sobre conceitos fundamentais. Limitações de tempo e problemas de comportamento em aulas com muitos alunos podem acabar com a disponibilidade do professor para responder perguntas e oferecer ajuda individual. O ambiente de aprendizado de Kumon trabalha com grupos menores e disponibiliza mais tempo para o ensino individual. Contudo, crianças mais energéticas podem aprender melhor em um ambiente mais ativo, como em uma classe agitada, bem como progredirem mais rapidamente através de métodos variados de ensino como discussões em aula, visitas escolares, trabalhos em equipe e tarefas práticas de resolução de problemas. Crianças extrovertidas podem achar a abordagem calma e metódica do Kumon chata e pouco inspiradora.

Exercícios de Kumon

Os alunos avançam no programa de Kumon através de uma série de exercícios com progressão gradual. Por exemplo, crianças que começam no nível 7A praticam as habilidades de contagem, contando conjuntos de até 10 imagens ou pontos. O objetivo desses exercícios nesse nível é fazer com que as crianças repitam a prática de contagem até reconhecerem e dizerem imediatamente o número de objetos no papel sem contar. Todavia, algumas crianças podem aprender matemática mais eficientemente através de exemplos concretos, e não abstratos. Portanto, atividades e contextos variados, aliados ao uso de todos os sentidos, ajudarão a reforçar habilidades e conceitos, possibilitando a aprendizagem. Por exemplo, habilidades de contagem e correspondência biunívoca podem ser desenvolvidas cantando rimas numéricas e tocando e movendo objetos em um conjunto.

Foco na aritmética

O programa curricular de Kumon abrange uma série de tópicos de aritmética, como adição, subtração, divisão, multiplicação e álgebra. Ter frequência regular em sessões de Kumon e fazer os exercícios desse método podem ajudar a desenvolver habilidades de computação. No entanto, crianças competentes em matemática mas com pouca habilidade manual podem ter dificuldades em completar certos exercícios, ficando frustradas por não serem capazes de avançar para o próximo nível. Por focar em aritmética, tópicos matemáticos como geometria, medidas e horários são oferecidos com limitação pelo Kumon. Sendo assim, esse método de ensino pode não ser adequado para crianças que precisem aprender matemática de uma maneira mais abrangente.

Os instrutores de Kumon

Os instrutores de Kumon são certificados pelo Método Kumon de Aprendizado que coordenam franquias conhecidas como Centros de Aprendizado Kumon, porém, não são necessariamente professores qualificados. Assim, a qualidade de ensino pode variar de um Centro Kumon para outro. Alguns podem não ter a experiência e habilidades necessárias para ensinar conceitos de matemática ou usar as técnicas comportamentais que mantêm as crianças focadas durante as atividades. Se possível, verifique com seus amigos se eles conhecem o Centro Kumon no qual você pretende matricular seu filho. Você pode também entrar em contato com o Centro Kumon em questão e perguntar se é possível assistir a uma aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível