Qual é o método padrão de calibração de um medidor de condutividade?

Escrito por contributing writer | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Medidores de condutividade são geralmente utilizados para medir a condutividade de uma solução líquida. A condutividade aumenta com a concentração de íons altamente solúveis, mas diminui com o aumento da concentração de algumas espécies devido à cristalização. Medidores de condutividade são calibrados com temperaturas específicas, utilizando soluções específicas que possuem condutividade conhecida. Estes medidores geralmente têm que ser calibrados em diferentes intervalos de condutividade, obtendo assim uma maior exatidão e precisão.

Outras pessoas estão lendo

Primeira calibração

A condutividade é geralmente dada em Siemens por centímetro, onde esta unidade é igual ao inverso de ohms (mhos). Ela mede a condutância e sua razão por centímetro é uma medida da condutividade. Se o comprimento da célula de amostra em seu medidor é diferente de 1 cm, isso deve ser compensado na apresentação final dos dados.

Água deionizada pura com 25 °C e pH 7,0 possui uma condutividade de 0,055 microsiemens por centímetro. No entanto, é muito difícil de obter água desta pureza, mesmo ao deixá-la exposta durante alguns minutos, o pH irá diminuir devido à absorção de dióxido de carbono. A diferença entre a água pura e a água da torneira "pura" pode ser de até três ordens de grandeza.

As soluções padrão com condutividade conhecida são normalmente utilizadas em vez de água pura. Você pode calibrar o instrumento usando uma única solução, mas os dados resultantes das amostras não serão tão válidos como quando você usa várias soluções com diferentes condutividades para calibração.

Verifique com o fabricante por soluções padrão sugeridas. As típicas são constituídas de água, sais simples e álcool.

Compensação de temperatura

A maioria dos medidores de condutividade possui uma compensação de temperatura embutida. Se o seu aparelho não a faz, você tem que programar o fator alfa, o que irá compensar a diferença com base nos 25 ºC de referência para uma solução de um dado sal. Para determinar o alfa de uma solução desconhecida, construa o gráfico da condutividade a diferentes temperaturas, determine a inclinação da curva e divida-a pela condutividade da solução na temperatura de calibração.

Calibração em diferentes condutividades

As medidas de condutividade são válidas apenas quando estão entre dois ou mais valores conhecidos calibrados. Calibre o instrumento com soluções de diferente condutividade e construa um gráfico dos resultados. Utilize soluções de menor, semelhante e maior condutividade do que você espera das suas amostras. As soluções padrão têm datas de validade -- normalmente cerca de um ano após a fabricação. Certifique-se de que você tem soluções padrão dentro da validade para a calibração. O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST, sigla em inglês) norte-americano certifica soluções para calibração de condutividade.

Você também pode fazer suas próprias soluções de calibração padrão. Isso é geralmente aceitável para medições acima de 100 microsiemens, mas a precisão de suas medidas dependerá de sua habilidade em fazer as soluções. Não conserve as soluções padrão no refrigerador, pois isso pode condensar sais, e a diferença de temperatura pode ter um efeito sobre as leituras do seu medidor. Assegure-se de que as soluções estão armazenadas em recipientes hermeticamente fechados para evitar a evaporação e alteração da condutividade.

Preparação e manutenção

A sonda ou eletrodos do medidor de condutividade devem ser periodicamente limpos com detergente e ácido nítrico diluído. A sonda também deve ser condicionada com uma solução-padrão ou água de torneira, durante um período de tempo antes do uso. Verifique as instruções do fabricante específicas para efetuar a manutenção e os procedimentos de condicionamento antes de calibrar seu medidor de condutividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível