O método socrático na terapia contra a depressão

Escrito por brandon pickard | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O método socrático na terapia contra a depressão
O método socrático é uma conversa em que duas ou mais pessoas ajudam umas às outras a encontrar respostas para perguntas difíceis (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A depressão está entre os problemas de saúde mais comuns nos Estados Unidos. De acordo com a "Mayo Clínic" (Clínica Mayo), a maioria dos indivíduos que sofrem de depressão têm episódios repetidos de sintomas depressivos ao longo de suas vidas. Os profissionais de saúde frequentemente recomendam um programa de tratamento a longo prazo. Um tratamento efetivo pode ajudar a reduzir até mesmo sintomas graves. Uma opção de tratamento é a terapia cognitiva, que usa o método socrático para ajudar o paciente a obter discernimento e esclarecer intenções e sentimentos através de questionamentos.

Outras pessoas estão lendo

O método socrático na terapia cognitiva

O método socrático é uma conversa em que duas ou mais pessoas ajudam umas às outras a encontrar respostas para perguntas difíceis. O filósofo grego Sócrates acreditava que não era suficiente apenas aprender fatos. Para obter conhecimento verdadeiro, deve-se trabalhar para o entendimento. É neste entendimento, que você poderá se beneficiar se estiver sofrendo de depressão.

Na terapia cognitiva, crenças e comportamentos negativos são identificados e substituídos por comportamentos saudáveis ​​e positivos. Ela é baseada na ideia de que seus próprios pensamentos, ao invés de outras pessoas ou situações, é que determinam como você se comporta. A terapia cognitiva pode ajudá-lo a mudar a maneira como se sente e reage em situações indesejáveis.

O questionamento socrático

A terapia cognitiva utiliza o método socrático no tratamento da depressão, desafiando suas crenças e comportamentos através de perguntas, isso é conhecido como questionamento socrático. Ele pode ser usado para esclarecer os sentimentos, intenções e consequências, também pode ser usado para explorar ações alternativas. No questionamento socrático, o terapeuta fará uma série de perguntas, procurando pela origem da sua depressão. O terapeuta também vai encorajá-lo a fazer perguntas a si mesmo, tais como: "Como eu realmente sei que as pessoas estão zombando de mim?" e "Eles poderiam estar apenas conversando, e eu estou tomando suas palavras fora de contexto?"

Uma vez que a causa esteja determinada, o terapeuta vai continuar usando o método socrático para substituir suas crenças e comportamentos indesejados por outros mais apropriados, mais perguntas serão feitas e foco agora é a construção de seu novo ser; o terapeuta poderá fazer perguntas como: "Como a sua nova compreensão irá ajudá-lo a superar o seu medo da separação?" Este tipo de pergunta muda a forma como você percebe as situações e provavelmente se mostra um tratamento efetivo para lidar com a depressão.

Quando usado em conjunto com outras opções de tratamento, ou como uma terapia independente, o método socrático de questionamento na terapia cognitiva pode ser uma ferramenta eficaz para lidar com a sua depressão. Fale com o seu médico ou profissional de saúde mental se você sente que este tratamento pode ser bom para você.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível