Como usar o método SQ3R de estudo

Escrito por amanda herron | Traduzido por philipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar o método SQ3R de estudo
Eficiências nos estudos (Study image by FattaT from Fotolia.com)

As tarefas de leitura de grandes livros para escola ou faculdade podem ser intimidantes para os estudantes. Mesmo depois de ler o texto atribuído, muitos alunos têm problemas para processar e compreender a informação. O método de estudo SQ3R (Survey, Question, Read, Recite e Review, que significa Pesquisar, Perguntar, Ler, Recitar e Revisar) é uma estratégia de pré-leitura e anotações que ajuda os estudantes de qualquer área temática a abordar e entender o texto lido no livro. Os professores podem usar este método em sala de aula, ou os pais podem usá-lo com seus filhos durante tarefas escolares. As notas seguintes são excelentes guias de estudo para as provas.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Bloco de anotações
  • Caneta ou lápis
  • Marca-texto

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Marque uma coluna no terço esquerdo de uma folha do bloco de anotações. Você deverá fazer uma linha vertical, com um terço da página à esquerda e dois terços da página, à direita.

  2. 2

    Pesquise. Antes de ler o texto atribuído, folheie as páginas e leia os títulos e subtítulos de cada seção. Leia todas as legendas de fotografia e examine todos os gráficos. Pense sobre o que cada seção lida, com base nos títulos e subtítulos. Isso é para ter uma idéia geral do tema que o capítulo aborda.

  3. 3

    Escreva o título do capítulo sobre a coluna esquerda do papel do bloco de anotações. Salte algumas linhas e escreva o próximo título ou subtítulo. Continue até ter escrito cada um dos títulos e subtítulos, deixando espaço entre cada um para preencher com as notas mais tarde.

  4. 4

    Perguntas. Olhe para as perguntas, no final do capítulo de texto. Tente responder as perguntas com base no conhecimento que você já tem do assunto, antes de ler o texto. Isso atrai uma conexão entre o leitor e o texto como uma estratégia de pré-leitura.

  5. 5

    Leia o texto do capítulo atribuído. Enquanto você lê, tome notas estruturadas. Na coluna da direita, escreva um resumo de cada seção ao lado dos títulos e subtítulos que você escreveu antes. Isto é uma técnica de aprendizado tanto visual e quanto cinestésica.

  6. 6

    Recite. Com colegas ou parceiros de estudo, por via oral discuta os resumos de cada seção com base no que você leu. Este passo é importante porque você ouve a sua própria voz e de seus parceiros de estudo, o que ativa a aprendizagem pela audição.

  7. 7

    Revise. Tenha um parceiro de estudos como o pai, professor ou colega, que faça perguntas ou dê um questionário a você, baseado em suas notas. Use suas notas para se referir e responder as perguntas do questionário. Enquanto você revê as suas notas, destaque as palavras do vocabulário ou informações importantes em cores diferentes.

Dicas & Advertências

  • Escreva de forma legível para que você possa facilmente ler suas notas em um momento posterior. Se necessário, anote os resumos e depois copie novamente as notas de SQ3R com letra legível ou digite no computador.
  • Não se intimide em responder as perguntas antes de ler o texto. Não é importante que você já saiba as respostas certas. O que isso faz é motivar o seu cérebro para começar a pensar sobre o conhecimento prévio que você tem sobre o tema.
  • Como professor, monitore a discussão desta atividade para ter certeza de que os estudantes estão levando a sério.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível