O que é o método Suzuki para violão?

Escrito por matt mckay | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o método Suzuki para violão?
O método Suzuki para violão estimula talentos "escondidos" em crianças (Playing guitar image by TekinT from Fotolia.com)

O método Suzuki para violão faz parte de um programa de educação musical para crianças. Desenvolvido pelo violinista japonês Dr. Shinichi Suzuki, esse método é empregado por professores treinados para introduzir e ensinar música a crianças a partir dos 3 anos de idade. Utilizado em todo o mundo, seus defensores acreditam que cada indivíduo possui a capacidade de aprender música, especialmente se for ensinado nas primeiras fases do desenvolvimento da criança.

Outras pessoas estão lendo

História

Shinichi Suzuki, nascido no Japão em 1898, estudou música ocidental na década de 1920, na Alemanha. Era um violinista dedicado, e começou a ensinar crianças e desenvolver seu método durante os anos 1930. Suzuki acreditava que a habilidade musical "não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida". Ele afirmou ainda: "Qualquer criança que seja devidamente treinada pode desenvolver a capacidade musical, da mesma forma que todas as crianças desenvolvem a capacidade de falar a sua língua nativa". Dr. Suzuki faleceu em 1998, aos 100 anos, porém sua filosofia e método de ensino persiste até hoje.

Benefícios

Os benefícios do método Suzuki incluem a introdução precoce da música para crianças, havendo um processo de aprendizagem semelhante ao da "Língua Nativa", conforme descrito pelo Dr. Suzuki. Os pais devem participar no processo de aprendizagem e incentivar os filhos a praticar e usar suas habilidades, como eles fazem ao aprender uma língua.

Significância

O desenvolvimento, a abordagem e a filosofia do método Suzuki é significativo na medida em que procura desenvolver a capacidade musical em crianças muito pequenas, que podem ou não podem mostrar interesse ou talento. O aprendizado da técnica é desenvolvido ao mesmo tempo em que aprendem peças musicais individuais, ao invés da abordagem tradicional de aprender a técnica através de exercícios. O método Suzuki também têm como objetivo desenvolver atributos de caráter positivo nos alunos, durante o processo de ensino da música.

Considerações

O Suzuki é um dos muitos métodos utilizados para aprender a tocar violão, sendo considerado uma forma "holística" da educação musical. A abordagem de promover o talento musical em estudantes que podem não demonstrar um interesse ou predisposição é muito bem aceita, considerando a popularidade do método em escolas de música de todo o mundo. Já que esse método exige o envolvimento dos pais e a imersão do aluno em ouvir, praticar e executar, os pais que considerarem utilizá-lo devem se planejar para ficarem preparados com o comprometimento.

Cronograma

Já que os estudantes muito jovens (com idade entre 3 a 5 anos) geralmente não são capazes de ler, eles não são ensinados a "ler" música, mas sim a treinar seus ouvidos. À medida que a criança desenvolve as habilidades de leitura e compreensão, a leitura da música torna-se parte do currículo global do Suzuki. O método é um processo de aprendizagem a longo prazo, e os alunos que continuam a sua educação com ele irão obter o máximo benefício. A duração do programa varia de acordo com a escola e o progresso da criança.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível