Exercícios para os tendões fibulares

Um fisioterapeuta recomendará exercícios de alongamento, coordenação e fortalecimento para recuperar o movimento nos tornozelos

Wendy Hope/Stockbyte/Getty Images

A tendinite fibular se refere à inflamação dos tendões fibulares localizados atrás do osso externo do tornozelo. Atividades esportivas como escalada, dança, basquete e corrida realizadas em superfícies inclinadas, forçam demais e aumentam o estresse nesses tendões, gerando uma resposta inflamatória. Exercícios de alongamento e fortalecimento para os tornozelos podem ser recomendados pelo fisioterapeuta para fortalecer os músculos do tornozelo, melhorar o alcance de movimento e o equilíbrio nessa articulação.

Alongamento com toalha

Esse exercício ajudará a fortalecer os músculos do tornozelo, aumentar a flexibilidade, o alcance de movimento e a melhorar a coordenação nos tornozelos. Comece se sentando no chão e esticando as duas pernas. Passe uma toalha em torno do calcanhar do pé machucado e comece a puxar a toalha na sua direção enquanto mantém o tornozelo esticado. Mantenha essa posição por cerca de 15 a 30 segundos e relaxe. Repita esse exercício mais três vezes.

Alongamento em pé do músculo sóleo

Além de alongar os tornozelos, esse exercício alonga os músculos da panturrilha e ajuda a recuperar a mobilidade. Comece ficando de pé virado para uma parede e coloque as duas mãos na parede na altura do peito. Dobre ligeiramente os joelhos e coloque um pé atrás do outro. Comece a inclinar lentamente em direção à parede até sentir que os músculos da panturrilha estão sendo alongados. Enquanto estiver nessa posição, mantenha o calcanhar no chão. Mantenha a posição por 15 a 30 segundos e repita o movimento mais três vezes relaxando um pouco entre cada sessão.

Pé e tornozelo para dentro e para fora

Esse é um exercício de alongamento que melhorará a coordenação e a flexibilidade nos tornozelos assim como recuperar os movimentos. Comece deitando ou sentando e coloque as pernas em uma superfície plana para que fiquem o mais retas possíveis. Comece fazendo círculos com o tornozelo para dentro e para fora, garantindo que não esteja forçando demais a sua articulação. Repita esse exercício cerca de 10 a 20 vezes.

Pé e tornozelo para cima e para baixo

Esse alongamento também melhorará a coordenação, a flexibilidade e o alcance dos movimentos. Comece deitando ou sentando e coloque as pernas em uma superfície plana para que fiquem retas. Comece a movimentar o seu pé e o seu tornozelo para cima e para baixo o máximo possível sem forçar a articulação. Repita esse exercício de 10 a 20 vezes.

eHow Brasil
×